NZ: ASB explica por que o último leilão da Fonterra teve queda de quase 9%

De acordo com economistas do banco neozelandês ASB, os mercados de lácteos reavaliaram a previsão de produção de leite da Nova Zelândia. E isso foi a cause de grande parte do declínio nos preços do último leilão Global Dairy Trade.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com economistas do banco neozelandês ASB, o mercado de lácteos reavaliou a previsão de produção de leite da Nova Zelândia. E isso foi a causa de grande parte do declínio nos preços do último leilão Global Dairy Trade.

Na última atualização do banco sobre o mercado de lácteos, a instituição disse que nas semanas seguintes ao grande corte na previsão de produção da Fonterra e a declaração oficial de seca, os mercados passaram a temer o pior.

“Posteriormente em relação a fevereiro, os mercados aumentaram os preços agressivamente em antecipação à escassez de leite da Nova Zelândia – agora, eles mudaram a direção. A previsão de produção não é tão ruim”.

Gráfico 1 - Histórico de preços do Leilão GDT

Fonte: Global Dairy Trade

De acordo com o ASB, as chuvas ocorreram em muitas partes da Nova Zelândia, reduzindo os medos com relação aos piores impactos da seca. Inclusive o banco disse que, embora o crescimento da produção de leite da Nova Zelândia continue lento, não está caindo bruscamente. Além disso, o ASB disse que a Fonterra aumentou os volumes ofertados no leilão GDT e sua previsão de oferta anual no leilão.

“Esperamos um crescimento fraco na produção nacional para a estação. Considerando que a produção aumentou em 10% na estação passada, pouco crescimento da produção seria um resultado sólido. Nessa base, vemos os últimos resultados como uma correção na exagerada reação anterior do mercado, mas, é importante notar, achamos que a tendência de aumento de preços continua intacta. Mesmo levando em consideração o declínio, o leite em pó integral aumentou em 28% desde o começo do ano”.

Em outras palavras, de acordo com o banco, a história de desaceleração global da produção de leite (apoiada pelos menores preços ao produtor) ainda permanece. Além disso, espera-se que a demanda melhore gradualmente, particularmente na China, onde os menores preços da energia e as taxas de juros devem aumentar as rendas disponíveis e, por sua vez, a demanda.

O ASB disse que esses fatores provavelmente manterão os preços dos lácteos com tendência de alta à medida que o ano avança.

A reportagem é do Agriland, traduzida pela equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

OTAVIO A C FARIAS
OTAVIO A C FARIAS

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 26/03/2015

Os economistas apenas analisaram questões relativas ao clima na Nova Zelândia.

Há muitos outros fatores que não dependem da NZ atualmente, que não foram abordados, e que têm conjuntamente impacto relevante na formação dos preços de commodities de Leite no mercado internacional.
Qual a sua dúvida hoje?