A União Europeia (UE) comemorou a decisão do Governo neozelandês de abrir seu mercado doméstico aos produtos elaborados com leite cru do bloco europeu. O Comissário para a Saúde e Política do Consumidor da UE, John Dalli, elogiou o trabalho da Comissão e dos Estados Membros visando obter essas mudanças.
Até então, os produtos lácteos tinham que ser pasteurizados ou tratados com calor para serem vendidos na Nova Zelândia. Dalli explicou que a nova abertura política veio como resultado de uma maior cooperação entre Nova Zelândia e UE.
A cooperação começou com a estruturação do Acordo Veterinário UE-Nova Zelândia, pelo qual as autoridades fizeram uma avaliação de risco do consumo do queijo Roquefort e certos queijos duros feitos com leite cru, que levaram a uma importante autorização em 2008. Em 2009, a Nova Zelândia fez outra avaliação de risco de todos os produtos com leite cru. A mesma foi finalizada e foi estabelecido um padrão sanitário de importação (IHS, sigla em inglês).
Representantes da UE estimularam autoridades neozelandesas a completar seu trabalho de avaliação em junho de 2010 para permitir que queijos feitos com leite cru fossem apresentados no Fine Food NZ, evento de alimentos e bebidas realizado em junho. Isso foi conseguido e, no final, 15 variedades de queijos feitos com leite cru de sete países da UE foram mostradas em stand.
A Comissão disse que a Nova Zelândia é o primeiro país a aceitar os produtos europeus feitos com leite cru com base na equivalência estabelecida entre padrões da UE e da Nova Zelândia.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
NZ abre mercado para mais produtos lácteos europeus
A União Europeia (UE) comemorou a decisão do Governo neozelandês de abrir seu mercado doméstico aos produtos elaborados com leite cru do bloco europeu. Até então, os produtos lácteos tinham que ser pasteurizados ou tratados com calor para serem vendidos na Nova Zelândia. A nova abertura política veio como resultado de uma maior cooperação entre Nova Zelândia e UE.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.