O ministro das Indústrias Primárias, David Carter, levou ao Parlamento a Lei de Reestruturação da Indústria de Lácteos, que inclui propostas para supervisionar a determinação do preço do leite pago pela cooperativa Fonterra.
"Devido à dominância da Fonterra no mercado neozelandês, o preço pago ao produtor pela cooperativa efetivamente se torna o preço padrão que todas as processadoras de lácteos precisam pagar para atrair oferta dos produtores", disse Carter. "O regime proposto dará confiança de que o objetivo do Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos está sendo cumprido".
Carter disse que a legislação irá primeiramente embutir as atuais emendas à determinação do preço do leite pela Fonterra na lei, requerendo que a cooperativa revele publicamente informações sobre sua determinação do preço do leite e introduza um regime anual de monitoramento do preço do leite que será feito pela Comissão de Comércio.
A legislação segue um protesto público sobre os preços do leite, que desencadeou uma investigação por um comitê selecionado no ano passado para saber se as pessoas estavam pagando muito pelo leite e se o mercado estava operando efetivamente.
Carter disse que mudanças nas regulamentações de leite cru ainda estão sendo consideradas, mas ele espera fazer um anúncio em breve.
A reportagem é do NZHerald.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Nova Zelândia: lei sobre o preço do leite é levada ao Parlamento
O ministro de Indústrias Primárias, David Carter, levou ao Parlamento a Lei de Reestruturação da Indústria de Lácteos, que inclui propostas para supervisionar a determinação do preço do leite pago pela cooperativa Fonterra.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.