Um aumento nos preços internacionais dos lácteos no último leilão online da cooperativa neozelandesa Fonterra é um sinal de estabilidade em um mundo cada vez mais instável, disse o economista do Banco da Nova Zelândia (BNZ), Doug Steel.
O preço médio para a cesta de produtos no último leilão aumentou em 2,6%, tendo caído em 1,2% no leilão anterior, feito duas semanas antes. A quantidade de produtos vendidos totalizou 39.317 toneladas, com um preço médio de US$ 3.617 por tonelada.
"Eu entendo isso como mais uma confirmação de acordo com os últimos leilões agora, de que está surgindo alguma estabilidade nos preços globais dos lácteos", disse Steel. "Nós consideramos isso como sinais encorajadores de que o mercado de lácteos está encontrando algum tipo de equilíbrio. Certamente, a estabilidade nos preços dos lácteos enquanto o mundo está cada vez mais instável deve ser visto como positivo, eu acho".
A oferta vem aumentando globalmente durante os últimos meses. "Então, a oferta está aumentando ao mesmo tempo que vemos os preços globais dos lácteos mostrando sinais de estabilidade, indicando que a demanda está mantendo o ritmo".
A Fonterra no mês passado reduziu sua previsão de pagamento para a estação de 2011/12 (veja matéria relacionada). O presidente da Fonterra, Henry van der Heyden, disse na ocasião que os menores preços ao produtor previstos refletem uma continua redução nos preços das commodities e a valorização do dólar neozelandês. Um longo período de clima favorável na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das pastagens e contribuiu para produções recordes de leite nas principais regiões produtoras, disse ele.
Steel disse que a estabilidade nos preços é animadora, no sentido de que o mercado de lácteos pode estar agora um pouco imune aos eventos na Europa. "Ninguém sabe para onde se vai daqui, mas novamente, ficamos animados com o fato de os contratos de longo prazo (no leilão) ainda estarem bastante firmes, na verdade, aumentando", disse ele. "Apesar das tendências para os produtos lácteos, eu acho que aumentam em médio prazo, embora se isso realmente acontecerá em 2012 ainda não se sabe".
A reportagem é do www.nzherald.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Leia também gDT: preços tem leve alta e leite em pó integral é leiloado a US$ 3574/tonelada
.
Nova Zelândia: aumento dos preços dos lácteos é "sinal de estabilidade"
Um aumento nos preços internacionais dos lácteos no último leilão online da cooperativa neozelandesa Fonterra é um sinal de estabilidade em um mundo cada vez mais instável.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.