ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova lei para rodeio e vaquejada fortalece bem-estar animal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/09/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

A regulamentação das práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil garante mais segurança jurídica para os organizadores de eventos e proteção ao bem-estar animal. Na terça-feira, 17 de setembro, foi sancionada na íntegra a lei 13.873. Esta medida classifica as atividades e suas respectivas expressões artísticas e esportivas como manifestações culturais nacionais, elevando-as à condição de patrimônio cultural brasileiro.

A lei abre espaço para a aprovação de novos regulamentos específicos para as modalidades equestres reconhecidas pelo Ministério da Agricultura. "O País torna-se apto a criar normas técnicas para a efetiva promoção e fiscalização da defesa sanitária nesses eventos", diz o membro do conselho superior da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e responsável pelo Departamento de Esportes Equestres Ricardo Amadeu Sassi. A lei recém aprovada também define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão adestramento, provas de velocidade, apartação, rédeas, provas de laço, cavalgada, corrida, polo equestre, hipismo rural, entre outras.

No caso da vaquejada, a proposta estabelece regras a fim de assegurar a proteção dos animais, que devem ter acesso à água, alimentação e local apropriado para descanso. Quem promove os eventos deve ser capaz de fornecer instalações adequadas para prevenir ferimentos e doenças, além de prestar assistência médico-veterinária.

Em agosto, a SRB havia ajudado a articular as bases do decreto 9.975/19, assinado em agosto pelo presidente. A medida atribui ao Ministério da Agricultura a responsabilidade de avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados por associações promotoras de rodeios. A entidade sempre observou com preocupação as tentativas de alguns grupos ativistas em embargar provas e eventos pelo País. Em razão disso, criou, no fim do ano passado, seu Departamento de Esportes Equestres. O fórum congrega as principais atividades de criadores de equinos, com objetivo de garantir mais segurança jurídica e apoio à extensão da atividade.

As informações são da SRB, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures