Nova legislação europeia permite aos pecuaristas negociar preços do leite

O Parlamento Europeu aprovou um regulamento que fortalecerá o poder dos produtores para negociar os preços do leite. A legislação permitirá que as organizações de produtores negociem diretamente com os processadores.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Parlamento Europeu aprovou um regulamento que fortalecerá o poder dos produtores para negociar os preços do leite. A legislação permitirá que as organizações de produtores negociem diretamente com os processadores.

Com isso, busca-se que os produtores obtenham um preço mais justo pelo leite. A nova norma também tem como objetivo preparar os produtores para o fim das cotas de produção de leite em 2015.

A nova legislação, aprovada por 574 votos a favor, 97 contra e 18 abstenções, tem como objetivo garantir o desenvolvimento viável da produção e um nível de vida viável aos produtores de leite, bem como conseguir uma distribuição mais justa do valor do leite ao longo da cadeia de fornecimento.

Esse regulamento fortalece o poder de negociação dos produtores em relação aos processadores de leite, permitindo que as organizações de produtores ou suas associações negociem conjuntamente os termos de contrato, incluindo o preço, para uma parte ou a totalidade da produção.

Para garantir uma competição justa, o volume de leite coberto pelas negociações entre as organizações de produtores e os processadores não poderá superar 3,5% da produção total da União. Também, não poderá superar 33% da produção nacional ou 45% nos países com uma produção total anual de leite cru inferior a 500.000 toneladas.

O proponente do tema na Câmara Europeia, o conservador britânico, James Nicholson, disse que "essa lei ajudará a reforçar o poder de negociação dos produtores de leite para obter o melhor preço possível pelo leite que produzem. As organizações de produtores devem assistir aos produtores para fortalecer sua posição na cadeia de abastecimento, especialmente nos países onde o sistema de cooperativas é limitado ou não existe".

A reportagem é do www.financialfood.es, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

adirlealseverino@hotmail.com
ADIRLEALSEVERINO@HOTMAIL.COM

ITUIUTABA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/02/2012

  Tomara que esta ideia seja vista e adaptada para o brasil pois o produtor não tem ideia da margem de lucros das empresas, mal sabem da sua margem que muito pequena ou ate negativa. Um setor que da tantos empregos e que movimenta tanto deve ser melhor observado  pelos políticos brasileiros.
Qual a sua dúvida hoje?