Nestlé investe em produtos no setor nutricional

A Nestlé começará a vender bebidas para combater a desnutrição entre os mais idosos numa tentativa de revitalizar o seu setor de nutrição, que tem ficado abaixo das projeções de vendas e de lucros em cada ano, desde que as projeções foram criadas, em 2006. Suplementos como o SeniorActiv serão colocados à venda na Suíça neste ano, disse a divisão de nutrição da companhia, em comunicado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Nestlé começará a vender bebidas para combater a desnutrição entre os mais idosos numa tentativa de revitalizar o seu setor de nutrição, que tem ficado abaixo das projeções de vendas e de lucros em cada ano, desde que as projeções foram criadas, em 2006. Suplementos como o SeniorActiv serão colocados à venda na Suíça neste ano, disse a divisão de nutrição da companhia, em comunicado. O produto tem proteínas, cálcio e vitamina D e ajuda a fortalecer músculos e a evitar fraturas ósseas, informou a companhia.

O lançamento faz parte da estratégia da empresa para enfrentar a rival de menor porte Danone, no setor de nutrição médica e de prevenção da saúde - um mercado que, segundo a consultoria Britânica Sanford C. Bernstein, está crescendo a taxas de 9% ao ano. O faturamento de vendas da divisão de nutrição da Nestlé aumentou 2% nos nove primeiros meses de 2009, abaixo do crescimento de 11% na divisão de nutrição médica da francesa Danone, e um quinto da meta de longo prazo da companhia suíça.

"A divisão de nutrição está claramente frustrando as expectativas da empresa e a Nestlé não pode continuar assim", disse Stephen Pope, estrategista-chefe global de renda variável do Cantor Fitzgerald Europe, que tem feito a cobertura da Nestlé por seis anos.

O CEO da companhia com sede em Vevey, na Suíça, Paul Bulcke, que em 2008 se comprometeu a tornar a Nestlé a maior companhia de produtos alimentícios saudáveis do mundo, está sendo criticado pesadamente depois de indicar que a companhia suíça provavelmente ficará abaixo das metas de crescimento em 2009. No início do mês, ele comprou os negócios de pizza congelada Tombstone e DiGiorno da Kraft por US$ 3,7 bilhões, uma iniciativa que acelerará o crescimento do faturamento, mas que agrega ao portfólio de produtos da empresa pizzas com até 70% da quantidade diária recomendada de gordura saturada.

Já a Nestlé Nutrition tem linhas de produtos como o programa de emagrecimento Jenny Craig - que enfrentou uma debandada de clientes devido à recessão nos EUA. O setor de nutrição da Danone, por sua vez, está focado em produtos de margens mais elevadas, segundo Carl Short, analista de renda variável do Standard & Poor's. "A Danone se sairá melhor simplesmente porque a companhia toda agora está realmente orientada para a nutrição", disse Jean-marie L'Home, analista da corretora Aurel-Leven, com sede em Paris. "A Nestlé é grande demais para se concentrar apenas em nutrição".

A Nestlé disse que planeja lançar também o SeniorActiv em outros países europeus, uma vez que até 40% dos pacientes hospitalizados estão desnutridos. Aproximadamente 90% dos idosos são deficientes em vitamina D, e metade não recebe proteínas ou cálcio suficientes, segundo dados da companhia. O produto também inclui ingredientes que estimulam a saúde digestiva.

A companhia ainda não investiu o suficiente em mercados emergentes, onde o crescimento nas vendas de produtos nutritivos é o mais veloz, de acordo com Patrik Schwendimann, analista no Zuercher Kantonalbank.

Um dia antes de anunciar a compra da operação de pizza, o executivo-chefe Paul Bulcke disse que a venda da participação na Alcon ajudaria a companhia a "se concentrar na aceleração do desenvolvimento da posição da Nestlé como companhia líder mundial em nutrição, saúde e bem-estar". As ações da Nestlé caíram 5% nos três dias seguintes à compra do negócio de pizza, maior queda em mais de quatro meses, devido à decepção dos investidores com o fato de a primeira aquisição com o caixa obtido com a Alcan não ter sido no setor de nutrição, na opinião de analistas.

"A aquisição do segmento de pizza da Kraft não constitui um sinal de que estejamos nos distanciando do nosso foco em nutrição", disse o principal executivo de finanças da Nestlé, Jim Singh, em 7 de janeiro, acrescentando que a companhia reduzirá o conteúdo de gordura saturada e sal nas pizzas.

A matéria é de Tom Mulier, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?