Nestlé excluirá fornecedores ligados a desmatamento

A Nestlé anunciou na última segunda-feira (17) a intenção de parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais. A empresa se compromete a identificar e excluir de sua lista de fornecedores companhias que possuam ou gerenciem "plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento".

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A Nestlé anunciou na última segunda-feira (17) a intenção de parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais. A empresa se compromete a identificar e excluir de sua lista de fornecedores companhias que possuam ou gerenciem "plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento". Nesse grupo entraria, por exemplo, a Sinar Mas, a maior produtora de óleo de dendê e de papel e celulose da Indonésia, caso não siga a nova política da Nestlé, e intermediadoras como a Cargill, que compram da Sinar Mas.

O anúncio acontece depois do Greenpeace conduzir uma campanha pública mundial que expôs o uso de óleo de dendê, proveniente de áreas recém-desmatadas na Indonésia, para produzir chocolates como o KitKat. Em dois meses, centenas de milhares de pessoas contataram a Nestlé para avisar que não comprariam produtos ligados à destruição das florestas tropicais.

"Ficamos contentes com a intenção da Nestlé e convidamos os compradores internacionais, como Carrefour e Wal-Mart, a fazerem o mesmo", afirma o diretor da campanha de Florestas do Greenpeace International, Pat Venditti. "O passo dado pela Nestlé manda um sinal claro para a Sinar Mas e as demais empresas do setor que a destruição das florestas não é aceitável no mercado global. Elas precisam limpar a cadeia de produção e implementar uma moratória que interrompa a destruição e promova a proteção", diz Venditti. "O Greenpeace vai monitorar de perto o cumprimento e a implantação da política da Nestlé."

Segundo Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia, do Greenpeace, "a decisão de um ator mundial como a Nestlé é um claro sinal que o consumidor global não aceita mais estar envolvido com produtos ligados a desmatamento e perda da biodiversidade. Trata-se de uma clara advertência às empresas que, aqui no Brasil, causam, direta ou indiretamente, a destruição de nossas florestas".

As informações são do Greenpeace Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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José Maurício Gomes
JOSÉ MAURÍCIO GOMES

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/05/2010

Excelente iniciativa, espero que seja cumprida à risca, pois sou obrigado a preservar 20% da área que tenho e entendo isso como justo, portanto, esta obrigação deve ser de todos, inclusive das empresas compradoras de matéria prima.
Qual a sua dúvida hoje?