Nestlé e Burger King apostam em hambúrguer vegetariano na Europa e nos EUA

A corrida para alimentar a crescente população vegetariana do mundo ficou mais acelerada. A Nestlé informou ontem que vai lançar hambúrgueres à base de proteína de soja em toda a Europa e nos Estados Unidos neste ano.

Publicado por: MilkPoint

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Figura 1A corrida para alimentar a crescente população vegetariana do mundo ficou mais acelerada. A Nestlé informou ontem que vai lançar hambúrgueres à base de proteína de soja em toda a Europa e nos Estados Unidos neste ano.

O Incredible Burger será vendido em supermercados europeus sob a marca Garden Gourmet a partir deste mês, começando por Alemanha, Holanda e Suécia. Perto do fim do ano, será lançada uma versão adaptada ao paladar americano chamada Awesome Burger, disponível onde produtos da marca Sweet Earth forem vendidos.

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À medida que os consumidores reduzem o consumo de carne, as companhias de alimentos se apressam para encontrar alternativas. Um dia antes do anúncio da Nestlé, a rede de fast-food Burger King, que pertence à Restaurant Brands International, informou que vai começar a testar os hambúrgueres sem carne produzidos pela Impossible Foods na região de St. Louis, no Estado de Missouri. "É uma grande tendência", disse Alain Oberhuber, analista da MainFirst em Zurique, que degustou o produto substituto de carne da Nestlé. "Eu gostei muito. Mesmo sem molho, o sabor não é tão diferente".

Itens vegetarianos são muito procurados pelos mais jovens, os "millennials", porque sua produção gera menos emissões de gases que contribuem para o aquecimento global do que a pecuária, acrescentou Oberhuber. O produto também pode oferecer uma margem bruta maior e, como é difícil imitar a carne, existe uma barreira de entrada a novos participantes nesse mercado.

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A Nestlé adiciona trigo, extrato de beterraba, cenoura e pimentão para que o produto se pareça com carne. O item será oferecido nas geladeiras e freezers dos supermercados da Europa. O teste do Burger King se limita a 59 lanchonetes da região de St. Louis. O segmento está crescendo, com novas marcas como Beyond Meat (apoiada por Bill Gates) e The Vegetarian Butcher (recentemente adquirida pela Unilever).

Figura 2A Burger King não é a primeira rede que tenta emplacar substitutos de carne da Impossible Food. O produto é oferecido em mais de 5 mil restaurantes nos EUA, incluindo a rede White Castle.

A suíça Nestlé ainda não tem produto em restaurantes, mas corre contra a Impossible Foods para chegar primeiro às prateleiras dos supermercados. A startup pretende vender hambúrgueres sem carne no varejo dos EUA já neste ano, mas ainda precisa que o órgão regulador (Food and Drug Administration ou FDA) aprove o principal ingrediente. Os hambúrgueres da Nestlé não usam a substância, uma molécula chamada heme.

A Impossible Foods informou as autoridades reguladoras dos EUA que pretende levantar mais capital. A acionista Temasek estuda investir mais US$ 75 milhões numa nova rodada de financiamento, segundo reportagem do "Financial Times" que cita fontes familiarizadas com o assunto.

Na Nestlé, a operação vegetariana pode gerar mais de 1 bilhão de francos suíços (US$ 1 bilhão) em vendas em uma década, segundo projeção de Laurent Freixe, presidente para a região das Américas da companhia. Os hambúrgueres também chegarão a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Noruega neste mês. A Nestlé planeja entrar em outros países mais tarde.

As informações são do jornal Valor Econômico.

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