MT: Famato quer implantação do PAS-Leite

Para fomentar a cadeia leiteira do Estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) quer a implantação do Programa Alimento Seguro (PAS), criado no âmbito nacional, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e executado por meio de parcerias nos estados.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Para fomentar a cadeia leiteira do Estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) quer a implantação do Programa Alimento Seguro (PAS), criado no âmbito nacional, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e executado por meio de parcerias nos estados. As informações são do presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Famato, Alessandro Casado, após participar de reunião, na última quinta-feira (15), com representantes estaduais na Comissão Nacional da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

De acordo com Casado, o Programa Nacional de Alimentos Seguros contemplou em uma primeira etapa, os setores de produtos de origem vegetal. O leite é o primeiro produto de origem animal a ser trabalhado. O trabalho visa ações que envolvem todos os segmentos da cadeia produtiva, incluindo produção, industrialização, processamento, distribuição e armazenamento. "Estas ações de incentivo ao setor sem dúvida proporcionarão maior qualidade do leite e dos produtos derivados, assim o produtor mato-grossense poderá ter maior poder de negociação e, por consequência, mais rentabilidade. Esse é o nosso objetivo", frisou.

Carlos Augusto Zanata, coordenador de pecuária da Famato, destaca que o produtor será instruído diretamente em sua propriedade, por um período de 10 meses, em 40 horas de prática no campo e mais 38 horas de formação teórica em grupo, ministradas por técnicos. "As aulas práticas abordarão todos os aspectos de uma produção segura como a higiene, qualidade da água, manejo, ordenha, refrigeração e estocagem de leite, cuidado reprodutivo do rebanho, entre outros".

Como aliado, o programa poderá contar com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT) nos treinamentos de capacitação.

As informações são da Famato, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marco Antônio Malburg
MARCO ANTÔNIO MALBURG

ÁGUA BOA - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2013

Estamos tendo o prazer de implantar, como contratado pelo SEBRAE o PAS -LEITE MT, em sua primeira edição. Parceria com a COMAJUL, nos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Poxoréu, Campo Verde, São João do Povo, Juscimeira e Jaciara.
Qual a sua dúvida hoje?