Membros da Comissão de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) estiveram reunidos nesta quinta-feira (11) na sede da instituição em Cuiabá, com os representantes de laticínios, onde discutiram os principais entraves da cadeia leiteira no estado. Participaram da reunião produtores representando os municípios de Gloria, Porto Espiridião, São Josó dos Quatro Marcos, Cuverlândia, Lambari, Rio Branco, Mirassol D'Oeste e Salto do Céu. A reunião é a segunda de uma série que a entidade fará em todo estado neste ano no intuito de identificar a potencialidade leiteira de Mato Grosso.
Entre as principais reivindicações apresentadas pelo setor produtivo estão os preços, formas e prazos de pagamento, aviso prévio sobre o valor a ser pago, além da formalização por meio de contratos. "O Intuito do encontro é encontramos alternativas e chegarmos a consenso com a indústria para que possamos oficializar o mercado do leite no estado, visando favorecer tanto o produtor quanto os laticínios", disse o diretor-tesoureiro da Famato, Eduardo Alves Ferreira.
De acordo com os produtores há diversos valores sendo praticados pelos laticínios em diferentes regiões, chegando a uma diferença de 50% para o mesmo produto e ainda com prazos extrapolados aos menores. "Queremos que a indústria de uma sinalização de valores e pagamentos que não sejam tão discrepantes, pois não é possível que o produtor entregue seu leite sem saber quando e como receber. Em nenhum setor da economia isto acontece. Hoje o prazo é de 40 dias. Aonde se compra um produto desta forma sem se cobrar juros?", indagou Fabio Adriano Pereira, de Curvelândia, onde produz cerca de 320 litros/dia.
O departamento técnico da Famato irá formular uma proposta contendo os anseios dos produtores que será encaminhada aos industriais nos próximos dias. Os representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindilat) se comprometeram a analisá-las.
As informações são da Famato, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
MT: comissão da Famato se reúne com laticinistas
Membros da Comissão de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) estiveram reunidos nesta quinta-feira (11) na sede da instituição em Cuiabá, com os representantes de laticínios, onde discutiram os principais entraves da cadeia leiteira no estado. Entre as principais reivindicações apresentadas pelo setor produtivo estão os preços, formas e prazos de pagamento, aviso prévio sobre o valor a ser pago, além da formalização por meio de contratos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.