Mato Grosso do Sul é o 12° colocado no Brasil em produção de leite, com uma média equivalente a 2,8 kg/vaca/dia. Os solos, pastagem em degradação, a falta de tecnologia e a mão-de-obra deficiente tem sido alguns dos motivos da queda na produção do leite em MS segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O instituto indica também a ausência de suplementação em período seco e os rebanhos pouco especializados, como motivos da baixa produtividade no Estado.
A produção leiteira no Brasil é uma atividade de pequenos produtores, sendo 80% de caráter familiar, com uma média produtiva inferior a 300 litros/dia/propriedade. Como alternativa para alavancar a produção no Mato Grosso do Sul e auxiliar na organização da cadeia produtiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS - SENAR/MS lançará o Programa Mais Leite, primeiro ciclo de palestras com intuito de incentivar a renda do produtor, priorizando a qualidade do leite. O objetivo é alcançar 1.200 produtores de leite do Estado.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.senarms.org.br e nos sindicatos rurais dos municípios participantes. O Programa Mais Leite é uma iniciativa da FAMASUL- Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Senar/MS, Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural (FUNAR), com apoio dos sindicatos rurais patronais de MS, Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA), Governo do Estado de MS/ Secretaria de Produção, Federação das Indústrias de MS (FIEMS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae-MS), e conta com a parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(ABRASEL) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A matéria é do FAMASUL, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
MS: Programa quer alavancar a produção do leite do Estado
Como alternativa para alavancar a produção no Mato Grosso do Sul e auxiliar na organização da cadeia produtiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS - SENAR/MS lançará o Programa Mais Leite, primeiro ciclo de palestras com intuito de incentivar a renda do produtor, priorizando a qualidade do leite. O objetivo é alcançar 1.200 produtores de leite do Estado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.