Cerca de 6.038 pessoas deixaram a produção de leite em 10 anos no Mato Grosso do Sul, os dados são do último levantamento agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 1996 a 2006. Em contrapartida, o IBGE registrou no Estado um acréscimo na produção de leite equivalente a 43% entre os anos de 2006 e 2010. "Os produtores diminuem, mas os que ficam se dedicam e investem em tecnologia", aponta o zootecnista, palestrante do Programa Mais Leite, André Rozemberg Peixoto Simões.
O número de produtores no Brasil apresentou uma queda de 26% no período entre 1996 e 2006. Nessa mesma época, Mato Grosso do Sul que registrava 29.579 produtores, caiu para 23.541, apresentando certa estabilidade.
No Mato Grosso do Sul são registrados valores de R$ 0,19 de diferença entre um litro de leite de um produtor para outro. André Rozemberg atribui a diferença dos valores ao investimento na pastagem, calendário de produção, estratégias de venda e armazenamento do produto.
A abertura comercial do mercado do leite iniciou na década de 90, a partir de então a modernização é vista por fatores que incluem a coleta a granel do leite, embalagem longa vida, a visão estratégica e aumento de tecnologias na propriedade. Como todo investimento se exige disposições monetárias, o produtor rural atualmente tem a disposição linhas de crédito que o permitem sua atualização no mercado.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf é uma das alternativas para que pequenos e grandes produtores possam investir em tecnologias, e melhorar a qualidade do seu produto, aumentando o rendimento e automaticamente a rentabilidade. Com baixas taxas de juros, o programa tem como público alvo os agricultores familiares cadastrados na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
A matéria é da FAMASUL, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
MS: Número de produtores cai e produção de leite aumenta 43%
Cerca de 6.038 pessoas deixaram a produção de leite em 10 anos no Mato Grosso do Sul, no período de 1996 a 2006. Em contrapartida, o IBGE registrou no Estado um acréscimo na produção de leite equivalente a 43% entre os anos de 2006 e 2010.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.