ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministra e primeira-dama participam de webinar para apoiar as mulheres rurais na pandemia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participaram nesta terça-feira (18) do webinar "Ações para o empoderamento das Mulheres Rurais latino-americanas e caribenhas em um contexto de pandemia", promovido pela FAO e pela Aliança de Cônjuges de Chefes de Estado e Representantes (ALMA). O evento faz parte da 5ª Edição da Campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos. 

Tereza Cristina disse que a pandemia coloca as mulheres rurais em situações de mais vulnerabilidade e que o Mapa irá trabalhar para dar visibilidade ao importante papel delas na garantia da segurança alimentar neste momento de emergência sanitária.

“Para construirmos o mundo que queremos pós-pandemia, devemos trabalhar para eliminar as barreiras que impedem o pleno desenvolvimento econômico e social dessas mulheres, sem deixar ninguém para trás, como nos propõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030”, destacou a ministra.

Para a ministra, o trabalho dessas mulheres tem enorme potencial econômico. “Para que avancem, o que elas precisam é ter acesso a assistência técnica, crédito, terra, cooperativismo e ter condições de gerar mais renda, fruto de seu esforço diário”, disse.

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, disse que o principal objetivo do governo com a campanha é promover a autonomia das mulheres rurais.

“Para isso estamos desenvolvendo políticas públicas para assegurar a igualdade dessas mulheres no acesso aos recursos produtivos e financeiros”, afirmou.

Michelle Bolsonaro destacou que o Brasil rural é diverso, composto por diferentes etnias. “E as mulheres são o grande motor que impulsionam a produção de alimentos em nosso país continental. A elas, devemos igualdades de direitos e oportunidades”.

De acordo com o representante da FAO para América Latina e Caribe, Julio Berdequé, estima-se que 10 milhões de latino-americanos e caribenhos que vivem no campo entraram em extrema pobreza por causa do impacto da pandemia do coronavírus, sendo 6 milhões de mulheres do total. "Essas mulheres vão deixar seus ativos produtivos. Em respeito a essas mulheres, queremos propor a vocês um grande esforço regional para orientar e impedir que isso aconteça".

"Podemos incentivar as mulheres a fazerem o que já sabem fazer. Ser agricultora, comerciante, operadora de pequenos restaurantes, pescadoras, artistas e artesãs. É necessário para que não percam seus ativos produtivos para sobreviverem e manterem seus empreendimentos e, dessa forma, terem mais opções de escapar da pobreza", afirmou. 

A primeira-dama do Paraguai e coordenadora da ALMA, Silvana Abdo, disse que a aliança irá buscar reconhecer e valorizar o trabalho produtivo das mulheres do campo. "A pandemia da Covid-19 trouxe casos inusitados a todos nós. No caso das mulheres rurais tem acentuado as dificuldades e propiciado a busca de soluções práticas para poderem seguir com suas tarefas diárias e de produção".

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures