Ministério investiga triangulação em lácteos

O Ministério da Agricultura investiga uma possível triangulação na importação de leite via Chile. O país, que não é autossuficiente na produção de lácteos, importou em 2010, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 14 mil toneladas de leite em pó. Naquele mesmo ano, exportou 11 mil toneladas ao Brasil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

O Ministério da Agricultura investiga uma possível triangulação na importação de leite via Chile. O país, que não é autossuficiente na produção de lácteos, importou em 2010, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 14 mil toneladas de leite em pó. Naquele mesmo ano, exportou 11 mil toneladas ao Brasil. A preocupação do governo é que outros países estejam usando o Chile como escala para enviar o produto ao Brasil.

O representante da subcomissão do leite na Câmara, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), diz que o volume de exportação de leite do Chile para o Brasil causa estranheza. "Como um país importa essa quantidade gigantesca e manda quase tudo para cá? Só no mês de setembro eles mandaram 400 toneladas de leite em pó. Nós da subcomissão vamos pedir que o governo avalie a origem do leite para barrar triangulações", afirma. De acordo com Moreira, alguns empresários chilenos fizeram uma proposta de exportar até sete mil toneladas para o Brasil.

Este ano, até julho, o Chile importou 2,6 mil toneladas de leite em pó integral e exportou 3,6 mil toneladas do mesmo produto ao Brasil, segundo o governo chileno.

O setor privado protocolou, no Ministério da Agricultura, queixas em relação ao aumento da exportação do Chile, país predominantemente importador. O diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa do Espírito Santo, disse que o governo está atento aos aumentos de volume e vai investigar se há triangulação. "Se houver triangulação, vamos sugerir que sejam tomadas as providências cabíveis à defesa comercial contra comércio desleal".

Além da investigação, o governo tem sofrido pressão do setor privado para endurecer as negociações consideradas, até agora, "insuficientes". O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), diz que as importações aumentaram bastante no mês de setembro e que esse aumento só aconteceu com anuência de alguém. "Conversamos hoje com o Ministério do Desenvolvimento e com o Mendes Ribeiro [Agricultura] para discutir esse aumento. Pedimos para que o governo não permita que o leite entre porque nós estamos próximos à safra".

Segundo ele, além de a Argentina negar a nova cota de importação proposta no mês passado pelo setor privado brasileiro, o país mandou 4,8 mil toneladas de leite em pó em setembro, acima da cota atual de 3,3 mil toneladas. O Uruguai exportou 4,4 mil toneladas.

O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, confirma que o Ministério da Agricultura está investigando a possível triangulação. "Existe a suspeita sim, mas nada confirmado ainda. O governo brasileiro via Ministério da Agricultura está investigando. Se for detectada a triangulação, naturalmente o governo vai tomar as medidas cabíveis", diz Alvim.

A matéria é de Tarso Veloso para o Valor, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Clemente da Silva
CLEMENTE DA SILVA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 10/10/2011

Que Grande descoberta, essa que o ministério fez! Ninguém sabía! Oh! Que escândalo!


Ora senhores... ACORDEM! Não acontece o mesmo com o Brasil? Os laticínios brasileiros não andam exportando"leite", um produto do qual não somos autosuficientes? Essa canalhice existe há muitos anos, não é novidade nenhuma, Pena que o MAPA, nem a CNA sabiam. Em todos os setores políticos desse nosso país está cheio de aves de rapina e no MAPA não é diferente. Alguém ganha, e muito, com todas essa falcatruas. Só o produtor é quem se ferra. Mas. sabem porque essas coisas acontecem? Porque o setor, além de pobre, é desunido e acomodado como em quase todos os setores de produção brasileiro.


Abraços
RIAD ODAH
RIAD ODAH

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2011

O Ministério da Agricultura investigando alguma coisa...


existe mesmo Ministério da Agricultura?
Darlani de Souza Porcaro
DARLANI DE SOUZA PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/10/2011

Pelo fato  do leva vantagem ser interessante, esquecendo dos produtores nacionais é o que justifica essa manobra. Espero que a Sra Dilma  se interesse por essas coisas, porque a classe ruralista  leiteira já não aguenta mais .
Eliseu Nardino
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 07/10/2011

Alguem ou alguns estao ganhando rios de dinheiro com isso, mas na verdade quem importa leite dos hermanos sao as mesmas grandes empresas que compram o nosso leite aqui, ai o leite aqui começa a subir no mercado eles importam de la com preço baixo comparado o nosso e despejam no mercado .
RICARDO REZENDE
RICARDO REZENDE

OUTRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/10/2011

A importação de leite, com operação "tringulada", é  a tradicional maneira das grandes multinacionais de remeterem  lucros às matrizes, renovarem estoques de leite em pó, e no controle dos preços no mercado interno.


As investigações deveriam ser aprofundadas, com enfoque na evasão de divisas.  





Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/10/2011

Prezados Senhores: Vimos, há anos, denunciando que o leite comercializado pelos "hermanos sudamericanos" era fruto de uma triangulação e que, por isso, possuía qualidade extremamente duvidosa, já que, vendido barato para nós, tem que ser comprado a preço ainda menor, para justificar tão ávido comércio. Parece que, agora, a ficha, finalmente, caiu.


GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA- MG


Silvio Saraiva Sampaio
SILVIO SARAIVA SAMPAIO

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/10/2011

Se o pessoal da CNA e o Governo não fiscalizar a entrada desleal do leite importado , vai acabar com o produtor de leite brasileiro , os custos  subiram e parece sem volta .

O mercado interno esta muito solido e conseguimos abastecer tranquilamente , leite produzido no Brasil gera riqueza para toda a cadeia , produtor de graõs , vendedores de equipamentos , MO direta e indireta , enfim , fico desanimado , a turma das montadoras que estão bem , apenas umas 10 montadoras resolveram seu problema com o Governo e nós que somos 1,2 milhões de produtores.

Vamos a Luta pressionar nossos deputados e valorizar a CNA.
Qual a sua dúvida hoje?