Minas Gerais lança Fórum do Leite para desenvolver a cadeia produtiva do leite

O governador AntonioAnastasia lançou, nesta quarta (17), o Fórum da Cadeia Produtiva do Leite de Minas Gerais - o Fórum do Leite -, cujo objetivo é discutir, em caráter permanente, os assuntos de interesse do setor, dando suporte à elaboração de políticas públicas e privadas voltadas para este segmento. O fórum será coordenado pelo governador e contará com a participação de representantes dos diversos segmentos ligados à cadeia leiteira.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

O governador AntonioAnastasia lançou, nesta quarta (17), o Fórum da Cadeia Produtiva do Leite de Minas Gerais - o Fórum do Leite -, cujo objetivo é discutir, em caráter permanente, os assuntos de interesse do setor, dando suporte à elaboração de políticas públicas e privadas voltadas para este segmento. O fórum será coordenado pelo governador e contará com a participação de representantes dos diversos segmentos ligados à cadeia leiteira.

"O propósito do Fórum do Leite é fazer a discussão, melhorar e estimular a cadeia produtiva, identificar os gargalos, apresentar sugestões, ouvir o segmento e trabalhar duro para termos, de fato, uma Minas mais leiteira. Vamos trabalhar para que o produtor e o leite sejam respeitados pelo Brasil afora muito mais do que já é, como um produto de excelente qualidade nutricional, mas com um valor econômico importante. Temos que valorizar o produto nacional, aquilo que é feito aqui por nós", destacou AntonioAnastasia, durante a instalação do Fórum do Leite.

Ao falar sobre as necessidades da cadeia produtiva do leite, o governador ressaltou a preocupação em agregar valor aos produtos como forma de alavancar o setor. "Vamos apresentar sugestões e soluções para a questão do leite. Isso significa também agregar valor ao produto feito em Minas, ou seja, aproveitar aqui as fábricas de lacticínios para fazer iogurtes, queijos sofisticados, o que representa uma renda muito maior para os produtores, fabricantes e para o Estado como um todo, ou seja, mais riqueza e empregos de melhor qualidade", disse Anastasia em entrevista.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, o fórum terá a função de direcionar as políticas voltadas ao setor leiteiro. "Temos um terço da produção nacional de leite, vamos produzir cada vez mais, mas, principalmente, com qualidade. Vamos ter reuniões constantes dentro do fórum para analisar as ações produtivas do leite, buscando sempre melhorá-las. Tudo isso para que o produtor possa vislumbrar dias melhores. Será um esforço integrado para fazer uma revolução no setor leiteiro, impulsionando toda a cadeira", destacou o secretário.

A secretária de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, enfatizou a importância em valorizar o leite e seus derivados, a exemplo do queijo, como produtos não apenas econômicos, mas como bens culturais do nosso Estado. "A produção do queijo artesanal representa um forte componente da economia, mas, sobretudo, da cultura de Minas Gerais. Estamos falando de um Estado leiteiro, do maior produtor de leite do país, por isso a relevância dessa discussão", explicou Maria Coeli.

As informações são da Agência Minas (MG), resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

PAULO ROBERTO VIANA FRANCO
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/09/2011

Ações criadas de cima para baixo, sem comprometimento dos produtores não vai dar certo, por que falta a maior virtude que é o compromisso aonde as duas partes deverão ter poder iguais. Sera mais um programa sem futuro.
Antonio
ANTONIO

BOM JESUS DOS PERDÕES - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2011

Os produtores de leite da minha região precisam se unir e ser mais profissionais, buscando novas tecnologias .

                        Antonio
Wilson Mendes Ruas
WILSON MENDES RUAS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 23/08/2011

O produtor rural, em especial, o de MG, é cabra desconfiado, de poucas palávras,  mais focado em resultados concretos. O Governador de Minas, inteligente e comuticativo como poucos, sabe muito bem disso e jamais exporia a sua administração a tamanho desgaste político. Nunca vi na história rescente da política mineira um aceno tão forte para o segmento. Nós, produtores, superlotamos o rescinto do evento, numa demonstração de crença nas promessas do Sr. Governador. Acredito que, nos tempos de hoje, não se justifica mobilizar as lideranças de um segmento presente em todos os municípios de Minas para as levarem ao nada. Seria um suicidio político.
                                                  WILSON MENDES RUAS


                                                   Produtor de Leite de Vaca
Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/08/2011

Prezados Senhores: Alguém se lembra do Polo do Leite, em Juiz de Fora? E do enorme laticínio que ali se instalaria? Que fim levaram? Acho que este "Fórum do Leite" vai dar na mesma: em nada.


Prezado Governador Antônio Anastasia: Votei no Senhor, o admiro como administrador público, não me decepcione.


Nós, os produtores de leite, precisamos muito mais de ações que de palavras.


Um abraço,


GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG
OSWALDO GUIMARAES COSTA PINTO
OSWALDO GUIMARAES COSTA PINTO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2011

Vamos "ver" se alguma coisa chega até aos produtores. As medidas tem que serem rapidas, pois os produtores de leite estão atravessando uma fase  que se não forem tomadas medidas drasticas o setor vai sucumbir.
Qual a sua dúvida hoje?