Milho deve ter preços mais altos em 2010

Os produtores de milho iniciam 2010 com perspectivas de preços melhores. Esse cenário positivo se deve aos estoques menores e às perspectivas de aumento nas exportações, segundo a consultoria Céleres

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na avaliação de Leonardo Sologuren, da consultoria Céleres, os produtores de milho iniciam 2010 com perspectivas de preços melhores. Esse cenário positivo se deve aos estoques menores e às perspectivas de aumento nas exportações.

As exportações de milho em 2009 ficaram abaixo das expectativas iniciais e somaram 7,8 milhões de toneladas, segundo dados divulgados ontem pela Secex. Já as deste ano, devido a uma exportação menor dos Estados Unidos, podem atingir 8,5 milhões de toneladas, segundo Sologuren.

Mas, se as exportações estavam em ritmo lento em 2009, elas se recuperaram no final, somando 3,2 milhões de toneladas no último trimestre. Em 2009, as receitas ficaram em US$1,28 bilhão, um pouco abaixo do US$1,32 bilhão de 2008, conforme a Secex.

Os preços internos do milho devem ter uma recuperação e os produtores nacionais estão apostando muito na safrinha. Além disso, o Brasil deverá substituir os EUA em alguns mercados devido à menor produção com os problemas climáticos no final de colheita por lá.

A matéria é de Mauro Zafalon, publicada na Folha de S. Paulo, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?