MG: Polo do Leite organiza missão à China

O Brasil é uma referência importante para quem trabalha com pecuária na China. Aproveitando esse momento positivo, o programa do Governo do Estado de Minas, Pólo de Excelência do Leite, organizou uma missão ao país com o intuito de firmar convênios de intercâmbio educacional, estimular a cooperação técnica e científica e acordos comerciais como: importações de animais, sêmen, embriões, produtos lácteos, serviços e tecnologias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Brasil é uma referência importante para quem trabalha com pecuária na China. Alguns fatores importantes têm contribuído para aumentar o interesse chinês pelo Brasil, a começar pelo fato da China ter passado a ser a maior parceira comercial e maior compradora de produtos agropecuários do país e a intensa promoção realizada pela Apexbrasil, nas 56 maiores cidades chinesas. Além disso, alguns estados e cidades brasileiras mantêm acordos de fraternidade e cooperação com províncias e cidades chinesas, a exemplo de Minas Gerais que desde 1996 tem um acordo com a província de Jiangsu.

Aproveitando esse momento positivo, o programa do Governo do Estado de Minas, Pólo de Excelência do Leite, organizou uma missão ao país com representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Embrapa Gado de Leite, Universidade Federal de Juiz de Fora e Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), com o intuito de firmar convênios de intercâmbio educacional, estimular a cooperação técnica e científica e acordos comerciais como: importações de animais, sêmen, embriões, produtos lácteos, serviços e tecnologias.

Dadas as crescentes demandas e os fatores limitantes da produção de leite na China, a missão também terá foco em parcerias com empresas chinesas interessadas em investir no agronegócio do leite no Brasil.

Por meio da contratação de um consultor, o Polo do Leite, desde o final de outubro de 2009, vem realizando contatos importantes com o segmento lácteo chinês, em Nanjing, Jinan, Hoh Hot e Beijing, o que reforçou a confiança de que há excelentes perspectivas para firmar acordos com a China nos próximos anos.

O Brasil e a China mantêm desde 1988 um intercâmbio científico e tecnológico intenso, para lançamento de satélites, através do Cbers - acordo de cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o seu equivalente chinês, que permite o mapeamento agrícola e ambiental brasileiro e o fornecimento gratuito das imagens geradas. Há acordos de cooperação também com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Embrapa.

A missão partirá na próxima semana, no dia 23 de maio, e tem previsão de retorno no dia 10 de junho.

As informações são do Polo de Excelência do Leite, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Felipe Pereira
FELIPE PEREIRA

SILVIANÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 20/05/2010

Mas uma vez os mineiros na frente na produção e comercialização de leite no Brasil. Parabens idealisadores desse projeto
Qual a sua dúvida hoje?