MG: padarias apostam no leite pasteurizado "Speciale"

Os proprietários de padarias em Belo Horizonte têm perdido, dia a dia, clientes para o setor supermercadista, que passou a se especializar também na venda de pães, leites e derivados nos últimos anos. Para reverter esse cenário, o Sindicato e a Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), em parceria com a empresa mineira de laticínios, BF Alimentos Ltda (MuMilk), têm apostado na marca de leite pasteurizado "Speciale", produto que já garantiu à Mumilk um crescimento de 50% nas vendas somente no primeiro quadrimestre na comparação com igual intervalo 2009.

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Os proprietários de padarias em Belo Horizonte têm perdido, dia a dia, mais clientes para o setor supermercadista, que passou a se especializar também na venda de pães, leites e derivados nos últimos anos. Para reverter esse cenário, o Sindicato e a Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), em parceria com a empresa mineira de laticínios, BF Alimentos Ltda (MuMilk), têm apostado na marca de leite pasteurizado "Speciale", produto que já garantiu à Mumilk um crescimento de 50% nas vendas somente no primeiro quadrimestre na comparação com igual intervalo 2009.

Hoje, a empresa comercializa o "Speciale" para cerca de 200 padarias na capital mineira. De acordo com o diretor da MuMilk, Luiz Cláudio Salerno, a meta é aumentar a produção diária de 3,5 mil a 4 mil litros de leite para 5 mil litros por dia até o mês de julho. "O principal objetivo desse acordo é aumentar todos os dias o fluxo de consumidores de leite pasteurizado nas padarias, por isso não comercializamos para nenhum supermercado em Belo Horizonte", explicou.

A empresa, que está no mercado há um ano e oito meses e possui um parque fabril em Bonfim/MG, projeta agora alocar representantes comerciais para as demais cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. "Nossa meta é atingir municípios em um raio de cem quilômetros de Bonfim. Isto porque o leite pasteurizado tem um prazo de validade curto, de cinco dias apenas, e portanto, não pode ser comercializado em cidades que estão em regiões além desta distância".

Salerno afirma que o leite pausterizado tipo C é rico em nutrientes, pois é um produto selecionado e contém propriedades benéficas aos seres humanos. Além disso o empresário explicou que o produto tem um público bastante fiel, pertencentes às classes C, D e E, em razão do preço baixo.

Até o final de 2010, Salerno espera incremento de 100% nos negócios em relação ao ano passado. Além disso, para fidelizar ainda mais clientes, está em estudo um projeto realizado em parceria com fabricantes de embalagens alternativas, em prol do desenvolvimento de novas embalagens para a marca Speciale. "Mesmo com as mudanças, os preços permanecerão baixos, este é o objetivo: oferecer diferencial no mercado sem aumentar o valor de custo para o consumidor".

A matéria é de Ludyane Agostini, publicada no Diário do Comércio, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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Roberto Trigo Pires de Mesquita
ROBERTO TRIGO PIRES DE MESQUITA

ITUPEVA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 10/06/2010

Não vejo qualquer novidade nessa estratégia de mercado, pois tradicionalmente os "barriga mole" sempre tiveram espaço nos balcões das padarias, mas lamentavelmente em função de preços mais baixo e não como um reconhecimento do consumidor pela qualidade nutricional e mais sabor comparativamente ao "longa vida".

alceu amaral
ALCEU AMARAL

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/06/2010

Qual o diferencial do leite em questão???

Embalagem que conserva por mais tempo o leite??
Ramon Benicio Lima da Silva
RAMON BENICIO LIMA DA SILVA

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

EM 07/06/2010

Esta é uma bela iniciativa da BF Alimentos Ltda, vem de encontro ao que eu havia proposto como uma das alternativas de marketing para o leite. Atuar diretamente com as padarias. Se a BF mantiver o controle de qualidade nos padrões exigidos pela legislação e pelos clientes, certamente vai ganhar muito em mercado consumidor.

E certificando o que o amigo Fernando Melgaço diz: Realmente beber leite longa vida na temperatura ambiente ao aquecido é muito ruim.

Um abraço a todos
Ramon Benicio

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 07/06/2010

Acho muito interessante esse leite pasteurizado Speciale,nas padarias de BH e cidades satélites.
É preciso,no entanto,que fiquemos de olho na qualidade,não só desse mas de todos os leites pasteurizados.Os órgãos de fiscalização têm que estar atentos,para que não se forneçam leites pasteurizados fora dos padões oficiais.
Entretanto,cabe principalmente às indústrias zelar pela qualidade da matéria prima,que são os leites crus.Se a matéria prima for de má qualidade,jamais teremos leite pasteurizados de boa qualidade.
Não há dúvidas de que o leite bem pasteurizado seja de melhor qualidade do que o longa- vida.Se quizermos fazer um verdadeiro teste de degustação,basta que tomemos um copo de leite na temperatura ambiente ou aquecido.Isso porque o frio mascara o verdadeiro gosto do leite.Alguns longas-vidas têm um gosto muito ruim,quando tomados em temperatura ambiente ou aquecidos.
No entanto,acho eu que,com os longas-vidas,o consumo de leite aumentou e muito,benefiando os produtores e os consumidores.Isso porque mesmo sendo de qualidade um pouco inferior,os principais nutrientes do leite tais como as proteinas,gordura,sais minerais e alumas vitaminas estão presentes neles.
Muito melhor tomar leite lomga-vida que não tomar leite.
E como sempre digo:"leite,o mais nobre dos alimentos."
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.


Savio
SAVIO

BARBACENA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/06/2010

Estamos apostando também no leite pasteurizado.
Tenho observado que após a febre inicial do longa-vida que promoveu grande queda nas vendas do leite pasteurizado que a tendência vem se revertendo por conta de consumidores que buscam qualidade, fator inquestionável de diferença entre os dois produtos.
Por coincidência estamos tambem operando a um ano e oito meses vendendo nas maiores cidades do Sul Fluminense chegando ao grande Rio. As vendas estão nos surpreendendo a cada mês à ponto de já haver necessidade de aumento na capacidade de produção da fábrica.
O leite pasteurizado é melhor no que tange a qualidade, mais barato por conta da diferença de preços das embalagens (0,05 para 0,40) e melhor para o mercado, já que não permite formação de estoques e manipulação de mercado por parte das indústrias como já aconteceu no UHT mais de uma vez.
A tendência aos poucos está se invertendo, cabe a nós, indústrias que apostamos nesse nicho melhorarmos os layouts das embalagens e planejarmos a logística para atingirmos maiores distâncias.
O nosso projeto é atingir em 5 anos todo o estado do Rio instalando câmaras frias em regiões estratégicas que serão abastecidas por caminhões maiores no primeiro percurso para serem distribuidos em carros menores no segundo percurso até as padarias e mercados.

Parabéns à MuMilk;

Sávio Santiago
Marcos Salazar de Paula
MARCOS SALAZAR DE PAULA

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/06/2010

O longa vida (com citrato de sódio) foi implantado para vender produto ruim e em supermercados. A seu favor, a "praticidade". Quem se lembra que a Parmalat comprou cento e tantos pontos de captação e usinas da antiga Vigor apenas para fechá-los após um período em que o longa vida era oferecido ao preço do pasteurizado?
O longa vida se estabeleceu no Brasil e na América Latina, a Parmalat quebrou, mas a Tetra Pack e os supermercados estão felizes e satisfeitos.
Já era hora das padarias perceberem que podem ser aliadas dos produtores e consumidores. São interesses convergentes. Venda para os padeiros, maiores margens aos produtores e mais qualidade aos consumidores.
Fico satisfeito que ainda exista "vida inteligente" na cadeia produtiva do leite.
Cincinato Mendes Ferreira Filho
CINCINATO MENDES FERREIRA FILHO

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/06/2010

Boa tarde,
parabens a todos pelo excelente trabalho.
Sucesso.
At.
Cincinato.
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/06/2010

Devido o alto custo da caixinha do leite longa vida, e poder permanecer por até quatro meses dentro da embalagem , e não tendo uma boa qualidade, creio que seria bom para o produtor e principalmente para o consumidor , pois , haveria um consumo mais rápido do leite , e toda cadeia seria beneficiada, com embalagens boas , porém , com validade curta, e o principal , mantido refrigerado.
Qual a sua dúvida hoje?