MG: "Beba Mais Leite" busca melhorar preço ao produtor

Produtores de Leite do município de Luz-MG, no Centro-Oeste do Estado, atendidos e apoiados pela Emater-MG, estão cada vez mais se organizando para conseguir um preço melhor para o produto. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de uma campanha para aumentar o consumo de leite, sensibilizando o consumidor, principalmente crianças, para o valor nutricional da bebida. A campanha tem o slogan "Beba mais leite".

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Produtores de Leite do município de Luz-MG, no Centro-Oeste do Estado, atendidos e apoiados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), estão cada vez mais se organizando para conseguir um preço melhor para o produto. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de uma campanha para aumentar o consumo de leite, sensibilizando o consumidor, principalmente crianças, para o valor nutricional da bebida. O slogan "Beba mais leite" vem sendo divulgado em peças publicitárias como bonés, adesivos, camisetas e em placas fincadas às margens da Rodovia 262, no perímetro urbano de Luz, desde fevereiro do ano passado.

Os resultados já estão aparecendo. Segundo o produtor Ademar Lino de Araújo, idealizador do projeto, está sendo criada a Associação Beba Mais Leite, com foco na valorização do produto e do produtor. "A gente sabe que não é algo a curto prazo, mas a gente tem de começar. Acreditamos que a médio prazo, o consumo vai aumentar e o preço melhorar", informa. Lino acrescenta que é preocupante o consumo de sucos artificiais pelas crianças, em detrimento do leite, alimento reconhecidamente nutritivo. "Minha esposa trabalha em escola e vem constatando o quanto tem crescido a obesidade entre as crianças. Isso é resultado de má alimentação", argumenta.

Ademar conta que estava cansado de ver a pecuária leiteira diminuindo na região, sem que nada fosse feito. Dos cerca de 1.500 produtores rurais que há três anos viviam da pecuária leiteira, no município de Luz, hoje resta apenas uma média de 500 na atividade, por conta da desvalorização do produto. "Depois de várias reuniões, palestras e manifestações, vimos que não tinha nada assim, movimentando realmente o segmento. Então, começamos a campanha de produtor pra produtor, mostrando o nosso leite", relata, ressaltando a importância de lidar com os desafios de modo diferenciado.

O preço conseguido por litro, entre R$ 0,44 e R$ 0,68, segundo Ademar, não cobre nem os custos de produção. Assim, muitos produtores acabam por abandonar o negócio. Ademar afirma que após a iniciativa, os produtores estão mais mobilizados e empenhados na qualificação, por meio de cursos de capacitação. Rações a um preço mais acessível, assistência veterinária gratuita e palestras sobre qualidade do leite já são também alguns ganhos que vieram com a organização do grupo, de acordo o produtor.

O colaborador da campanha, Guilherme Resende de Oliveira, confirma que, desde o lançamento da Beba Mais Leite, as adesões dos produtores locais e dos municípios vizinhos à causa, assim como dos consumidores de leite, aumentaram. Segundo ele, o grupo formado por lideranças do setor, planeja hoje ações mais focadas no consumidor final, e já estão em pauta, a utilização de outdoors e banners em supermercados e padarias, além das atuais peças publicitárias.

O grupo da Beba Mais Leite tem reuniões quinzenais, para delegar as funções entre os colaboradores, que reúnem cooperativas de produtores de leite, órgãos municipais e produtores dos municípios Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá e Esteios, que aderiram ao projeto. "Temos a necessidade de intensificar o negócio, agregando mais pessoas e outros municípios, falando a mesma linguagem para fortalecer a campanha", explica Guilherme.

As informações são da Agência Minas, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
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Daniel Alemeida Costa
DANIEL ALEMEIDA COSTA

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/04/2011

Olá pessoal do Beba mais leite
é uma iniciativa formidavel parabens
Guilherme Resende de Oliveira
GUILHERME RESENDE DE OLIVEIRA

LUZ - MINAS GERAIS

EM 17/12/2009

Saudações Alessandro,
A logomarca da Campanha "BEBA+LEITE", estará em breve disponível para download no site www.sicoobcrediluz.com.br junto com várias outras informações sobre a campanha.
Caso se interesse em saber algo mais a respeito da campanha basta me enviar um e-mail para: agn_crediluz@yahoo.com.br
Att,
Guilherme Resende de Oliveira.
Alessandro
ALESSANDRO

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/12/2009

Sou da região campos das Vertentes da cidade de S.Sebastião da Vitória/S.João Del Rei.

Fui fazer estágio em uma empresa de laticínios na região do Centro-Oeste do Estado, e pude observar várias placas na beira da BR-262 com o slogan "Beba + leite", e achei a ideia muito boa, oque despertar intusiasmo. Tentei tirar fotos das placas na beira da BR mais não consegui... Mais fiquei feliz pela propaganda de um bem tão precioso e saboroso, que é o leite.

Coloca o slogan "Beba + leite" na internet ou divulga no MilkPoint.
Parabéns aos idealizadores do Projeto.
Guilherme Resende de Oliveira
GUILHERME RESENDE DE OLIVEIRA

LUZ - MINAS GERAIS

EM 09/12/2009

Em nome do Produtor Ademar Lino de Araújo agradecemos a todos que apoiam a iniciativa da Campanha BEBA+LEITE. Esperamos sensibilizar a todos e ir além dos nossos objetivos.
Obrigado.
Gustavo Silveira Borges de Carvalho
GUSTAVO SILVEIRA BORGES DE CARVALHO

LAGOA DA PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/12/2009

O aumento do consumo interno é sem dúvida crucial para atividade. Embora o Brasil ainda não seja um grande exportador o mercado externo interfere em nossa atividade regulando o preço para baixo.
Está muito difícil ser produtor no país do filho do Brasil - Lula. Ele já demonstrou o que pensa, que quanto mais barato o alimento melhor e pode ser a qualquer custo. O que ele parece não entender é que preço baixo não garante abastecimento, uma hora a casa vai cair. Enquanto não cai, usa os subsídios dos países ricos para deixar entrar no país lácteos artificialmente mais baratos, via mercosul, e vai assim levando em banho maria a agropecuária do país. Não deixa crescer nem morrer.
Se leite fosse como refrigerante ele não estaria nem aí.
O governo parte do princípio que mantendo o preço baixo do produto principal os outros fatores de produção, (rações, medicamentos, vacinas, minerais, MDO) também vão permanecer baixos o que é uma ignorância total pois o setor de leite não tem exclusividade de consumo destes outros fatores. O resultado é quebradeira generalizada como o exemplo dado em Luz.
A iniciativa é louvável pois dela pode sair outras iniciativas organizadas, mudar nossa representatividade política, a criação do sistema paritário como o Conseleite MG que ainda não existe, mudar nossa representatividade de classe (CNA, FAEMG e Sindicatos que só sabem fazer festa de peão e cavalgada, não precisa começar a inchar montando uma associação, o sindicato é que deveria ser âncora da iniciativa. Agora cada um que tem uma idéia tem que montar uma associação, uma agremiação, uma confederação,etc. Por isto é difícil a nossa união, nós mesmos nos dividimos). É louvável enquanto agrupa e organiza produtores, mas vão perceber que quando o efeito da propaganda começar e os preços subirem o governo vai dar um geito de fazer baixar.
O maior desafio para a pecuária de Leite é ter representatividade capaz de convencer os governos de que sim, temos consciência que o leite é um alimento estratégico para nosso povo e queremos ter produtividade capaz de fornecê-lo a preço baixo, sem prejuízo. Ver o mercado e o custo, minimizando os efeitos maléficos dos oportunistas(cartel, distribuidores, grandes redes varejistas, monópólio de embalagens, etc).
A melhor ferramenta hoje disponível para isto é sem dúvida o Conselho Paritário Produtor - Indústria, o Conseleite MG no Estado de maior produção e tradição na atividade estará para os produtores de leite do Brasil assim como o Consecana SP está para os produtores de cana. Hoje o Consecana SP é o maior exemplo de sucesso neste tipo de ferramenta pois apropria o mercado final aos elos da cadeia produtiva evitando as distorções oportunistas.
Continuem na luta do programa Beba + Leite, mas isto não adianta se em Junho eu ver todo mundo no parque do Jaburú, curtindo show e tomando todas na festa do peão promovida pelo Sindicato, nossa representação fundamental. Assim fica dificíl acreditar que estamos mesmo descontentes.
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/12/2009

Precisamos urgentemente de partir prá propaganda do nosso leite , e seus derivados, como estamos vendo o pessoal de Luz em Minas fazerem, que junto com propaganda dos leites longa vida , tendo a tetra pak arcando com a maior verba , creio eu que vai haver um grande salto no consumo de nosso produto. Parabéns á todos de Luz pela grande iniciativa.
Martinho Mello de Oliveira
MARTINHO MELLO DE OLIVEIRA

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/12/2009

Parabéns ao Ademar Lino e à todos os que estão engajados neste estupendo programa " Beba mais Leite" de Lus e cidades circunvizinhas, imaginem se essa moda pega a nível de país, com certeza haveria uma necessidade de aumentar a produção apenas para abastecer o mercado interno. Faço votos e gestões no sentido de irradiar esta bela empreitada para outros rinções deste nosso grandioso Brasil.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 07/12/2009

Quero parabenizar, na pessoa do produtor Ademar Lino Araújo, a todos os produtores de leite de Luz, pela bela iniciativa do programa Beba mais Leite.
Sou um entusiasta do leite como alimento, principalmente para as crianças. Como Méd.Veterinário, hoje Fiscal Federal Agropecuário, aposentado, trabalhei durante vários anos com análises de leites no LANAGRO. Em colaboração com professores da UFG, fizemos vários trabalhos de pesquisa com leite da Bacia Leiteira de Goiânia.

Desde há muito, venho defendendo a idéia de se fazer propaganda do leite como alimento, a nível nacional. Tem que ser propaganda bem feita, para concorrer com a dos refrigerantes e dos sucos artificiais, que infelizmente são consumidos em quantidades muito superior ao leite. Isso é um verdadeiro absurdo, porque refrigerantes e sucos artificiais, além de nada alimentar ainda fazem mal às crianças que os ingerem.

Fico pensando do que seria dos refrigerantes, não fossem as propagandas tão bem feitas em toda a mídia. Acho que a melhor maneira de se concorrer com eles, é fazendo propaganda bem feita do leite também. Isso deveria ser dever dos Governos, principalmente o Federal. Como esses não se interessam, penso eu que,se todos os envolvidos na cadeia do leite, desde produtores, cooperativas, laticínios, indústria se unissem, poderiam fazer excelente campanha para aumentar o consumo de leite pela população.

De qualquer forma, essa iniciativa dos produtores de leite de Luz, já é uma excelente iniciativa,que com certeza vai servir de exemplo para outros municípios.

Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
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