México: produtores de leite pedem apoio ao Governo

Diante do aumento dos preços dos grãos que servem de alimentos para o gado, que foi de 20 a 30% nos últimos três meses, os produtores de leite do México demandaram ao Poder Legislativo que tome providências sobre o assunto. O presidente da FNPCL, Alvaro González Muñoz, disse que se trata de uma situação alarmante, porque os produtores estão impedidos de transferir os amentos aos compradores, que já sofrem pelos altos preços de outros produtos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Diante do aumento dos preços dos grãos que servem de alimentos para o gado, que foi de 20 a 30% nos últimos três meses, os produtores de leite do México demandaram ao Poder Legislativo que tome providências sobre o assunto. O presidente da Frente Nacional de Produtores e Consumidores de Leite, Alvaro González Muñoz, disse que se trata de uma situação alarmante, porque os produtores estão impedidos de transferir os amentos aos compradores, que já sofrem pelos altos preços de outros produtos.

Ele disse que esse aumento se soma ao das tarifas de energia elétrica e da gasolina que, junto com a escassez dos grãos, cria uma situação muito delicada aos produtores de leite, que pode repercutir na suficiência do abastecimento. "Todos estes aumentos estão fora das previsões governamentais e é necessário uma política institucional de apoio aos pequenos e médios produtores, de forma que é necessário e urgente que as câmaras de deputados e senadores se encarreguem de promover as medidas que se requerem nesse momento", explica Muñoz.

Ele disse que os pequenos e médios produtores de leite do México, junto com instâncias da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa) e com a Liconsa (empresa paraestatal que se encarrega de fornecer leite a preços subsidiados a setores pobres), estudam a possibilidade de comercializar leite puro a um preço acessível aos consumidores, em forma de leite longa vida (UHT).

Este método de produção e purificação do leite tem a vantagem de que o produto não precisa de refrigeração nem da aplicação de conservantes artificiais, além de durar seis meses sem que se perca sua qualidade, com o que diminui o custo de sua distribuição, disse ele. Além disso, os produtores estudam a possibilidade de comercializar o leite diretamente, o que permitiria uma redução do preço de 30% com relação às marcas comerciais.

As informações são do Yucatan.com.mx, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?