México impõe tarifas às exportações de queijos dos EUA

A Federação Nacional de Produtores de Leite e o Conselho de Exportações de Lácteos (USDEC, sigla em inglês) dos Estados Unidos expressaram desapontamento com o anúncio do Governo do México de que imporia tarifa de 20% a 25% em várias importantes categorias de exportações dos Estados Unidos ao México, incluindo muitos queijos. O México é o maior mercado de exportação de lácteos dos EUA.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF, sigla em inglês) e o Conselho de Exportações de Lácteos (USDEC, sigla em inglês) dos Estados Unidos expressaram grande desapontamento com o anúncio na semana passada pelo Governo do México de que imporia tarifa de 20% a 25% em várias importantes categorias de exportações dos Estados Unidos ao México, incluindo muitos queijos. O México é o maior mercado de exportação de lácteos dos EUA.

"Essas tarifas vêm em um momento terrível para os produtores de leite dos Estados Unidos, que estão ainda tentando se recuperar da terrível pressão de custo-preço ocorrida durante 2009", disse o presidente e diretor executivo da NMPF, Jerry Kozak. "Para ajudar a restaurar a lucratividade e a estabilidade dos produtores de leite da América, devíamos estar fazendo tudo o que podemos para ajudar a impulsionar nossas exportações".

O presidente da USDEC, Tom Suber, disse que a entidade trabalhou bastante nos últimos anos para cultivar o mercado de queijos do México e para trabalhar com os mexicanos sobre a importância do cumprimento das determinações do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). "É profundamente perturbante agora vermos nossas exportações impedidas por uma falta de ação dos Estados Unidos para resolver uma questão antiga com nosso mais importante parceiro comercial".

De acordo com o Governo mexicano, essa ação está sendo tomada como parte do esforço do México de buscar o cumprimento das obrigações com o NAFTA pelos Estados Unidos para fornecer acesso aos Estados Unidos a transportes mexicanos na fronteira.

A NMPF e a USDEC novamente pediu à Administração do NAFTA para imediatamente oferecer uma proposta concreta para a solução dessa questão que já impactou negativamente muitas exportações dos EUA e irá agora prejudicar ainda mais setores da economia do país, incluindo a indústria de lácteos.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?