México: consumo supera em 30% a produção nacional

De acordo com a Secretaria da Agricultura do México, a produção de leite do país em 2009 foi de 10,805 bilhões de litros. Em contra partida, o consumo nacional é de 15 bilhões de litros, de forma que o país tem um déficit de 4,195 bilhões de litros, ou seja, quase 30% do consumo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com a Secretaria da Agricultura do México, a produção de leite do país em 2009 foi de 10,805 bilhões de litros. Em contra partida, o consumo nacional é de 15 bilhões de litros, de forma que o país tem possui um déficit de 4,195 bilhões de litros, ou seja, quase 30% do consumo.

Segundo o deputado do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Héctor Fernandez Aguirre, a produção de leite no México enfrenta graves problemas devido às más decisões governamentais, como a de permitir a importação indiscriminada de leite em pó, que entra a preços subsidiados. Ele disse, também, que essa situação se converte em um fator de competição desleal para os produtores mexicanos, que se veem obrigados a vender abaixo dos custos.

A produção de leite no México tem registrado uma queda de 30% em consequência das chuvas atípicas. Cerca de 90% dos 4,3 milhões de litros de leite, que são distribuídos pela Liconsa (empresa paraestatal que se encarrega de fornecer leite a preços subsidiados a setores pobres) contém leite em pó, o que tem convertido o país no segundo maior importador de lácteos do mundo.

As informações são do Info-Transportes.com.mx, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?