Método Voisin aumenta a produção no oeste de SC
A produção de leite tornou-se uma atividade em expansão contínua com potencial para tornar-se a principal ocupação econômica dos estabelecimentos rurais de Santa Catarina. O manejo de pastagens e produção de leite pelo método Voisin vem sendo estimulada no oeste catarinense pelo Sebrae e pelas cooperativas agropecuárias desde 2004. Agora, o Ministério da Integração Nacional, as cooperativas, o Instituto Saga e o Sebrae firmarão convênio para levar essa metodologia a maior número de pequenos estabelecimentos rurais.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Atualmente, mais de 140 produtores adotam o método Voisin, e de acordo com resultados de pesquisa aplicada pelo Sebrae, a produtividade cresceu de forma acelerada. O gestor ambiental Valderi Schuh coordenou a pesquisa tendo como base um grupo monitorado de produtores na linha temporal 2004-2008. Nesse período apresentou elevação de 56% no volume de litros de leite produzido por hectare/ano, enquanto os custos baixaram ou se mantiveram estáveis.
O coordenador regional do Sebrae, Enio Parmeggiani, anunciou que esse desempenho motivou a ação conjunta para ampliar a adoção do método Voisin com a produção de leite orgânico para mais 100 propriedades rurais. A implementação do programa exigirá 400 mil reais aportados pelo Ministério da Integração Nacional e a operacionalização se dará mediante convênio com as cooperativas Cooperafle, de Chapecó/SC; Agrifan e Cooplequio, de Quilombo/SC.
A iniciativa faz parte das atividades do Arranjo Produtivo Local (APL) do Leite, organizado pelo Sebrae/SC. "A estratégia que utilizamos é da promoção de acesso à tecnologia, a ampliação de capacidade de inovação da empresa rural e integração da cadeia produtiva", explica Parmeggiani.
Método Voisin
O método Voisin é um sistema intensivo de manejo do gado, da pastagem e do solo, que procura manter um equilíbrio do trinômio solo-capim-gado, sem beneficiar um em detrimento de outro. É uma tecnologia considerada ecológica, favorecendo a chamada biodiversidade, e, portanto, a produção de leite orgânico.
As informações são do Sebrae/SC, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
NITERÓI - RIO DE JANEIRO
EM 05/07/2010
Acredito que o pastoreio racional é um caminho importante para o pequeno produtor, mas dificilmente conseguirá produção superior a 14/15 litros por vaca dia, é uma questão do binomio energia-proteína do capim. Veja que até mesmo a leite verde na Bahia com genetica selecionada e importada da NZ, pasto rotacionado e irrigado por pivo central e ainda com suplementação, está na média de 13 litros dia vaca.
Um grande abraço
Ramon

TUNÁPOLIS - SANTA CATARINA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 22/06/2010
NITERÓI - RIO DE JANEIRO
EM 18/06/2010

TRÊS BARRAS DO PARANÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 17/06/2010