Mesmo com aumento de receita, desempenho da chinesa Mengniu fica atrás da rival Yili

De acordo com o relatório financeiro do ano fiscal de 2018, a Mengniu disse que todas as suas principais categorias, ou seja, leite líquido, fórmula láctea e sorvete registraram crescimento. Além disso, a categoria de produtos refrigerados permaneceu como líder de mercado pelo 13º ano consecutivo, com expansão na receita de dois dígitos.

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A principal empresa de laticínios da China, Mengniu, viu sua receita total crescer 14,7%, para 68,9 bilhões de yuan (US$ 10,27 bilhões) no ano passado. No entanto, seu desempenho ainda foi fraco em comparação com a principal empresa concorrente, a Yili.

A Yili relatou anteriormente que sua receita total e taxa de crescimento atingiram o pico em seus 50 anos de história, atingindo uma taxa de crescimento de receita total de 16,9%, alcançando 79,5 bilhões de yuan (US$ 11,8 bilhões) no ano passado. A empresa destacou que dos seus 20 produtos, 11 registraram vendas de mais de 1 bilhão de yuan (US$ 149 milhões), incluindo marcas importantes como Ambrosial, Satine e Joy Day.

De acordo com o relatório financeiro do ano fiscal de 2018, a Mengniu disse que todas as suas principais categorias, ou seja, leite líquido, fórmula láctea e sorvete registraram crescimento. Além disso, a categoria de produtos refrigerados permaneceu como líder de mercado pelo 13º ano consecutivo, com expansão na receita de dois dígitos.

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O lançamento de mais de 40 novos produtos, como o iogurte que pode ser conservado em temperatura ambiente Xiaomanyao, BB-12, leite em pó orgânico e leite em pó de cabra, também gerou resultados. Tanto no produto de temperatura ambiente quanto no segmento de produtos refrigerados, a participação de mercado desses novos produtos cresceu e atingiu 10,1% e 19,3%, respectivamente.

Os produtos lácteos líquidos foram o maior contribuinte de receita da Mengniu no ano passado, gerando 59,3 bilhões de yuan (US$ 8,8 bilhões), o que representou 86,1% da receita total da empresa. Esta foi uma pequena queda em relação a 2017, onde o leite líquido contribuiu com 88,1% da receita total.

Produtos conservados em temperatura ambiente como o Mengniu Pure Milk e o leite puro de alta qualidade Milk Deluxe foram os produtos mais populares, com ambos registrando crescimento de dois dígitos nas vendas. Vale destacar que a embalagem do Milk Deluxe foi atualizada em maio do ano passado, adotando o “DreamCap” para substituir o canudo.

Milk Deluxe Mengniu

Os produtos lácteos em pó contribuíram com a segunda maior receita, de 6 bilhões de yuan (US$ 894,4 milhões) - representando 8,7% da receita total, levemente acima de 2017 em 6,7%. O sorvete foi o terceiro principal produto que contribuiu com a receita, gerando 2,7 bilhões (US$ 402 milhões) e crescendo a uma alta taxa ano passado.

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A indústria de laticínios chinesa manteve um desenvolvimento saudável graças às políticas governamentais que apoiam o renascimento da indústria. A atualização contínua do consumo e a crescente classe média na China deram à indústria de laticínios a capacidade de atualizar e otimizar a estrutura do produto. O desdobramento da nova era de consumo está levando os participantes da indústria de laticínios a atender à demanda dos consumidores por produtos saudáveis, prontamente acessíveis e personalizados.

“Como tal, produtos lácteos diversificados saudáveis e de alta qualidade tornaram-se motores de crescimento do setor, e os principais players estão recorrendo ao desenvolvimento de novos produtos lácteos de alta qualidade para conquistar participação de mercado", disse a empresa em seu relatório financeiro.

A Mengniu ainda disse que aumentará suas estratégias de rota para o mercado este ano. Por exemplo, isso aceleraria a penetração do canal nos mercados de menor escala, continuaria a inovação do canal e atualizaria projetos como o “Penetração em Cidades e Aldeias”, que se concentra nas cidades, aldeias e vilas de vários níveis socioeconômicos.  Outros projetos programados para atualização incluem o “Smart Network Action” e o “Show Sword Action”.

Com a operação da fábrica Yoyi C na Indonésia, a empresa também acelerará a implantação de negócios no exterior e criará um centro na Oceania para apoiar a implantação de outros centros no exterior.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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