ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercosul tem potencial para novos mercados de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A pecuária leiteira no Mercosul foi discutida na última sexta-feira (29) em congresso dentro da 24ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, promovido pelo Sistema Farsul. O evento na casa da Farsul no parque Assis Brasil, em Esteio, reuniu palestrantes da Argentina, Uruguai e Brasil.

O diretor do site MilkPoint e da Rede AgriPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, ressaltou o crescimento da produção láctea brasileira, que aumentou o volume equivalente a produção anual argentina nos últimos 10 anos. Para Marcelo Carvalho, o desafio do mercado é a recuperação dos preços num cenário em que a demanda interna está boa e a oferta reduzida, mas os preços externos estão deprimidos. Segundo ele, o potencial de crescimento da produção de lácteos no bloco é grande, tendo em vista que os investidores do exterior estão voltando a sua atenção para o Mercosul. Ele ressaltou a necessidade de que o bloco tenha políticas para a rastreabilidade e sanidade para que possa ter competitividade no mercado globalizado. O mediador do painel foi o presidente da Emater, Mário Nascimento.

No painel que discutiu a situação atual e perspectivas para o mercado do leite no Mercosul, o secretário da Sociedade Rural Argentina, Daniel Pelegrina, disse que a integração do bloco é muito importante, porque a região tem potencial agroclimático e uma população interna com capacidade para assimilar a produção leiteira do bloco.

O painel sobre técnicas de reprodução e novas tecnologias no controle produtivo, teve como palestrante o uruguaio Daniel Cavestany, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA). Segundo ele, não há uma norma rígida na reprodução. Ele recomendou uma adequação entre o veterinário e o produtor, levando em conta a realidade de cada propriedade. Cavestany disse que a alimentação é um tema importante para o sucesso reprodutivo, principalmente para o parto.

O presidente do Sindilat e do Conseleite, Carlos Feijó, falou sobre a capacidade industrial instalada frente ao mercado. Segundo ele, o maior interesse do Sindilat é promover a cadeia láctea como um todo, engajando o produtor, a indústria e o comércio, de maneira clara, principalmente nesse momento de entressafra e após uma estiagem prolongada. "Nós queremos desfazer essa imagem de que a indústria é a detentora do poder e trabalhar no sentido de cadeia. E o Conseleite veio para consolidar esses aspectos", finalizou Feijó.

O coordenador da Comissão do Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, destacou o nível dos palestrantes e o enfoque de mercado nos países vizinhos e no mundo. "Quem participou do evento levou informações importantes para tomada de decisão", ressaltou Jorge. Ele acrescentou a apresentação de novas tecnologias reprodutivas.

As informações são da Farsul, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures