O mercado de lácteos enfrenta um mês crucial à medida que lida com um aumento sazonal na demanda junto com um aumento na produção no hemisfério sul, onde a Nova Zelândia teve aumento de 33% na produção.
Embora os preços das commodities lácteas "pareçam sustentados", seu curso depende dos níveis dos pedidos dos consumidores asiáticos consumindo a produção de países como Argentina, Austrália e Nova Zelândia, aumentadas por questões sazonais, à medida que as vacas retornam aos pastos, disse o Rabobank. "A atividade nesse mês deverá moldar as tendências de preços no próximo trimestre".
A demanda chinesa parece particularmente crucial, a um nível em que o país explora o corte de tarifas às importações de lácteos da Nova Zelândia, maior exportador mundial, a partir de 1 de janeiro de 2012, estendendo para quase todos os produtos, incluindo fórmulas infantis e iogurte.
As dúvidas com relação à demanda foram levantadas pelas maiores preocupações sobre o crescimento mundial, que afundou muitos mercados, mas precisa ainda ser "materialmente sentida" nos mercados de lácteos, disse o Rabobank.
Os preços dos lácteos continuaram caindo com relação ao alto preço de março, com o preço no leilão da Fonterra na semana passada alcançando seu menor nível em mais de um ano. Entretanto, "os atuais movimentos de preços estão relacionados mais às mudanças na oferta sazonal e em relação aos retornos dos produtos", disse o banco. "O verdadeiro teste será feito quando os volumes do hemisfério sul chegarem ao mercado e, potencialmente, o excedente de exportação aumente devido à demanda mais fraca doméstica na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos".
Enquanto a produção australiana caiu em julho, em 1,5%, a queda deverá ser temporária, com as chuvas de inverno melhorando as condições das pastagens e estimulando "altas expectativas" para a primavera e com uma previsão de aumento de 2% na produção em 2011-12.
A produção de leite na Nova Zelândia aumentou em um terço com relação ao ano anterior em junho, para 127.000 toneladas (10,7 milhões de toneladas de sólidos do leite), apesar de, por ter vindo em um mês de produção fraca, os observadores subestimarem a significância do aumento. "Embora isso signifique que a estação de lácteos de 2011-12 começou forte, isso não implica que um aumento desse calibre continuará durante a estação", disseram analisas do NZX Agrifax. A reportagem é do Agrimoney.
Mercado de lácteos enfrenta momento decisivo à medida que produção neozelandesa aumenta
O mercado de lácteos enfrenta um mês crucial à medida que lida com um aumento sazonal na demanda junto com um aumento na produção no hemisfério sul, onde a Nova Zelândia teve aumento de 33% na produção.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.