O mercado de iogurte tem apresentado forte crescimento desde 2003, com incremento no crescimento previsto até 2012. De acordo com a Zenith International, o iogurte deverá apresentar um aumento de 38% no consumo em mais de 70 países, passando de 11 milhões de toneladas em 2003, para 16 milhões de toneladas em 2012. Em média, o consumo está aumentando em cerca de 2,5% por ano. Grande parte desse crescimento tem sido explicado pela funcionalidade dos probióticos fornecidos pelos iogurtes.
A Europa Ocidental é a região onde o consumo é mais desenvolvido, sendo responsável por 43% do consumo em 2003. Um crescimento dinâmico está previsto no Oriente Médio, Ásia Pacífico e América do Norte. O sucesso da América do Norte tem sido, em parte, devido às atividades da Danone em promover o produto e o fato dos norte-americanos terem adotado o mesmo.
É interessante notar que o Oriente Médio é uma região importante, predominantemente devido ao fato de o Irã ser o maior mercado de iogurtes do mundo. O produto nesse mercado é chamado de "Cost" e existem vários tipos de iogurtes consumidos pelos iranianos acompanhando refeições ou como sobremesa. Existe também um tipo de iogurte de beber chamado "Dough" e, embora grande parte desse produto seja tradicionalmente feito em casa, existe uma tendência à industrialização desse produto tão tradicional na região. O Irã é importante em termos de crescimento, enquanto outros países em desenvolvimento, como o Brasil e a Romênia, estão entre os 10 maiores países em termos de acréscimo de volume consumido.
Hoje em dia, o iogurte está disponível em diferentes variedades, de tradicionais a desnatados, orgânicos, premiums e funcionais. As principais tendências prevalentes nesse setor são de produtos naturais, orgânicos e livres de aditivos artificiais e conservantes. Outra tendência é a inclusão de sementes, grãos de aveia e frutas. Sabores exóticos, benefícios funcionais e conveniência estão surgindo como pontos importantes para os consumidores.
Os altos níveis de inovação necessários para competir no setor de iogurtes significam que produtos de marcas dominam essa categoria. Entretanto, no atual ambiente econômico, as vendas de marcas próprias de estabelecimentos varejistas estão ganhando participação de mercado.
As informações são do FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Mercado de iogurte terá forte crescimento
O mercado de iogurte tem apresentado forte crescimento desde 2003, com incremento no crescimento previsto até 2012. De acordo com a <i>Zenith International</i>, o iogurte deverá apresentar um aumento de 38% no consumo em mais de 70 países, passando de 11 milhões de toneladas em 2003, para 16 milhões de toneladas em 2012. Em média, o consumo está aumentando em cerca de 2,5% por ano. Grande parte desse crescimento tem sido explicado pela funcionalidade dos probióticos fornecidos pelos iogurtes.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
JOÃO MARCOS GUIMARÃES
CARRANCAS - MINAS GERAIS
EM 14/06/2010
Um alimento tão saudável e pouco consumido. Esse aumento é importante para o produtor de leite e para a indústria. O nome iogurte deveria ter destaque na rotulagem do produto. Muita gente compra bebida láctea à base de iogurte com o verdadeiro iogurte. Eu, que sou ramo, já caí numa dessa.Confiei na marca tradicional.