Euromonitor: mercado brasileiro de iogurtes encolhe devido às condições econômicas difíceis

Condições econômicas difíceis e aumento dos preços unitários no Brasil estão contribuindo para que os consumidores se afastem do iogurte e se voltem para produtos lácteos mais baratos, disse a Euromonitor International. Apesar do crescimento com uma taxa anual composta (CAGR) de 5% entre 2012 e 2017, o iogurte caiu em 2% em 2017. As vendas caíram para R$ 13,6 bilhões, de acordo com o relatório da Euromonitor, Yoghurt and Sour Milk Products in Brazil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Condições econômicas difíceis e aumento dos preços unitários no Brasil estão contribuindo para que os consumidores se afastem do iogurte e se voltem para produtos lácteos mais baratos, disse a Euromonitor International. Apesar do crescimento com uma taxa anual composta (CAGR) de 5% entre 2012 e 2017, o iogurte caiu em 2% em 2017. As vendas caíram para R$ 13,6 bilhões, de acordo com o relatório da Euromonitor, Yoghurt and Sour Milk Products in Brazil.

O Brasil ainda representa o maior mercado de lácteos da América Latina, com 37% das receitas totais de produtos lácteos na região, mas as vendas de iogurtes deverão continuar em declínio até 2022, com uma taxa CAGR de -1%. "Enquanto todas as categorias deverão registrar declínio, isso representa uma leve  melhoria em relação ao desempenho observado durante o período analisado, quando as vendas de iogurte caíram com uma CAGR de 2% a preços constantes de 2017", afirmou o relatório.

Respostas dos processadores

Os processadores de alimentos e bebidas responderam à desaceleração econômica do Brasil em 2017, dando desconto em várias categorias importantes, incluindo produtos lácteos, o que ajudou o setor de alimentos embalados a se estabilizar.

Continua depois da publicidade

A gigante francesa de lácteos, Danone, detém a maior participação de mercado na categoria iogurte, com 38% das vendas em 2017, disse a Euromonitor, que é mais que o dobro da segunda colocada, a Dairy Partners Americas (18%).

“[A Danone] é líder em termos de inovação no mercado, especialmente lançando sua marca Activia em um formato de café da manhã que inclui cereais e frutas. A marca fornece uma versão pronta para o consumo de um café da manhã típico brasileiro de acordo com uma demanda crescente para conveniência entre os consumidores ocupados”, afirmou a Euromonitor.

Como em outros lugares, o iogurte grego é visto de forma positiva no Brasil, e isso ajudou o setor de iogurte natural a registrar um crescimento positivo em 2017 (comparado com o crescimento negativo para a categoria como um todo).

Continua depois da publicidade

Em 2016, as Américas foram responsáveis por 50% do mercado global de iogurte grego, com os EUA à frente na concorrência. O iogurte grego representava menos de 1% do mercado americano de iogurtes em 2007, mas agora representa cerca de 54% do mercado total de iogurtes.

"Além de uma textura cremosa, o iogurte grego contém culturas probióticas e tem menos lactose e mais proteínas que outros iogurtes", afirmou o Euromonitor. “Essas duas últimas qualidades se ajustam fortemente à demanda predominante no Brasil, com lactose mais baixa e proteína mais alta sendo características notáveis de inovação de produto nas categorias de lácteos no final do período analisado".

Varejo

Sem surpresa, a distribuição de iogurte no Brasil é dominada por supermercados e hipermercados por causa de suas extensas instalações de refrigeração.

“No entanto, os varejistas mistos e os vendedores diretos tiveram aumentos de participação no iogurte no final do período analisado, pois apelaram aos consumidores conscientizados com relação ao preço e, no caso de vendedores diretos, tiveram a capacidade de atingir consumidores em áreas além da faixa de varejistas modernos”, acrescentou o relatório do Euromonitor.

As informações são do Foodnavigator-latam.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?