Mengniu poderá patrocinar Copa do Mundo de 2022 no Qatar

A segunda maior produtora de laticínios da China disse que está em conversações com o órgão regulador do futebol sobre o patrocínio da Copa do Mundo no Catar em 2022, uma vez que se esforça para impulsionar sua marca e ganhar vantagem sobre os rivais.

Publicado por: MilkPoint

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A segunda maior produtora de laticínios da China disse que está em conversações com o órgão regulador do futebol sobre o patrocínio da Copa do Mundo no Catar em 2022, uma vez que se esforça para impulsionar sua marca e ganhar vantagem sobre os rivais.

A China Mengniu Dairy foi patrocinadora oficial da competição da Copa do Mundo do ano passado na Rússia, investindo 1 bilhão de yuans (US$ 149 milhões), um movimento que aumentou muito o reconhecimento da marca e a receita, segundo o diretor executivo Lu Minfang. “O esporte sempre foi nosso interesse e continuaremos com isso. Estamos conversando com a Fifa para patrocinar a próxima Copa do Mundo”, disse Lu após anunciar os resultados financeiros da empresa em Hong Kong na última quinta-feira.

“Por meio de atividades on-line e off-line, investimos cerca de 1 bilhão de yuans (US$ 149 milhões), em diferentes segmentos [da Copa do Mundo de 2018]. Foi muito importante para nossa marca e aumentou nosso lucro. No ano passado, apesar de não oferecer descontos, as vendas ainda cresceram 14%. Este é um crescimento muito forte. Nos anos anteriores, tivemos que oferecer descontos e ainda não conseguimos atingir esse nível de crescimento. Isso é obviamente uma queda para o efeito da marca".

O patrocínio da Copa do Mundo ajudou a Mengniu a gerar receita de 68,98 bilhões de yuans (US$ 10,27 bilhões) em 2018, um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior.

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A empresa tinha direitos exclusivos de vender bebidas à base de iogurte e sorvete nos estádios e criou vários produtos de edição especial, incluindo sorvetes em formato de bola de futebol. Frente à campanha publicitária da Copa do Mundo, ninguém menos que Lionel Messi, sem dúvida o maior jogador do mundo. As empresas chinesas dominaram o patrocínio oficial da Copa do Mundo de 2018 - a Mengniu juntou-se à gigante do smartphone Vivo e a fabricante de refrigeradores Hisense como três dos cinco patrocinadores do torneio.

Figura 1

A colaboração com a Fifa faz parte da estratégia de expansão de negócios da Mengniu no exterior, que gerou um alto crescimento de dois dígitos nas exportações de seus produtos nos últimos cinco anos. Subjacente à estratégia está a visão de Lu de construir a marca por meio de promoção e inovação, em vez de oferecer descontos em seus produtos.

“Estamos usando a construção da marca, a propriedade intelectual, o investimento na Copa do Mundo e a construção de produtos. Cerca de 90% de nossos novos produtos este ano são de marcas de alta qualidade,  produtos premium”, disse Lu. "A concorrência no mercado continental ainda é saudável".

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Lu admitiu que a expansão internacional da Mengniu ainda estava em seus estágios iniciais, com as vendas externas representando uma proporção relativamente baixa das vendas totais. Ele não vê isso mudando muito no futuro próximo. "Precisamos elaborar o modelo de negócio rentável passo a passo e que seja adequado em Hong Kong, Cingapura ou Indonésia", disse Lu. “Precisamos de equipes especializadas e localizadas". 

Para apoiar seu desenvolvimento no exterior, a Mengniu começou a operar uma nova planta de produção na Indonésia em novembro.

Lu está até mesmo de olho no Oriente Médio e na África como possíveis mercados no exterior para futura expansão, embora tenha dito que isso só poderia acontecer depois de cerca de cinco anos, uma vez que eles ganharam uma posição forte no mercado do Sudeste Asiático.

O maior rival de Mengniu na China é o Yili Group, que gerou lucro de 6,44 bilhões de yuans (US$ 959,38 milhões) no ano passado, mais que o dobro de 3,04 bilhões de yuans (US$ 452,87 milhões) da Mengniu.

A receita da Mengniu ficou abaixo dos 78,98 bilhões de yuans (US$ 11,76 bilhões) da Yili em 10 bilhões de yuans (US$ 1,48 bilhão). Também ficou aquém da meta anual de 100 bilhões de yuans (US$ 14,89 bilhões) da Mengniu a ser alcançada até 2020.

A empresa declarou um dividendo final de 18,10 centavos de yuan (2,69 centavos de dólar) por ação, um aumento de 50,8 por cento ano a ano. Isso é apenas um quarto dos 70 centavos de yuan (10,42 centavos de dólar) por ação da Yili.

Em 02/04/19 -  1 Yuan Chinês = US$ 0,14897
6,71261 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

As informações são do South China Morning Post, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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