Meiji e Morinaga Milk estão de olho em novas oportunidades de fórmulas lácteas no Japão

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão revisou uma portaria para permitir a produção e venda de fórmulas infantis líquidas, levando alguns dos maiores participantes do país a manifestarem interesse em entrar no mercado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão revisou uma portaria para permitir a produção e venda de fórmulas infantis líquidas, levando alguns dos maiores participantes do país a manifestarem interesse em entrar no mercado.

A Meiji é uma das empresas que já começou com o desenvolvimento de produtos. A empresa também está discutindo os tipos e embalagens que serviriam ao mercado japonês, disse um porta-voz da empresa. A Meji também planeja investir na linha de produção para a fabricação dos mesmos. “Antes de lançar o produto, devemos estabelecer especificações e obter aprovação das autoridades governamentais. Acabamos de começar a desenvolver o produto. Precisamos de um estudo de estabilidade de médio e longo prazo para confirmar a segurança dele".

produção e venda de fórmulas infantis líquidas no Japão

Por outro lado, Mitsunori Watanabe, do departamento de relações públicas da Morinaga Milk, disse que a firma estava considerando um lançamento e, ao mesmo tempo, reconheceu que havia fatores a serem levados em consideração se a empresa desejasse fazer isso. “Há muitos desafios para lançar produtos seguros e protegidos. A Morinaga Milk vai considerar um lançamento, levando em conta as mudanças da ordenança ministerial”, disse ele. O ministro da Saúde, Katsunobu Kato, anunciou a introdução de uma portaria ministerial revisada durante uma coletiva de imprensa regular.

Continua depois da publicidade

Ele acrescentou que o ministério estava se preparando para cooperar com agências relevantes para facilitar a produção e venda da fórmula líquida. Diversas fontes começaram a relatar que o governo japonês deve suspender a proibição da produção e venda de fórmulas infantis líquidas até o verão, depois que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou um esboço das regras de segurança em abril. A fórmula infantil líquida não era permitida para venda no Japão anteriormente devido à ausência de padrões de segurança do governo.

Padrões de segurança

O ministro Kato descreveu algumas das normas de segurança para a produção de fórmulas infantis líquidas durante a coletiva de imprensa. Os padrões incluem a criação de linhas de produção dedicadas para a fabricação de fórmulas infantis líquidas. Também é necessário confirmar as matérias-primas da fórmula infantil líquida e a proporção de seus componentes com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar antes da produção.

Continua depois da publicidade

Outros padrões estabelecidos incluem a venda de fórmulas em recipientes de metal, plástico ou cartão. A pasteurização do leite a 120 graus Celsius por quatro minutos também é necessária. Eventualmente, devido ao tempo necessário para o desenvolvimento de produtos, as fórmulas infantis líquidas chegariam às prateleiras no Japão somente após um a dois anos, disse a Japan Milk Dairy Association.

Mais caro?

Um porta-voz da Associação da Indústria de Laticínios do Japão comentou anteriormente que a fórmula infantil líquida é geralmente duas a três vezes mais cara que a fórmula em pó.

Outras preocupações incluem sedimentação devido à presença de nutrientes. "Além disso, os nutrientes na fórmula líquida podem fazer com que o sedimento que se forma no fundo do recipiente com o tempo, torne o produto marrom", disse o porta-voz. "Embora isso não influencie o conteúdo ou a qualidade do produto, muitos consumidores podem ficar de fora, já que estão acostumados com a cor esbranquiçada do leite", acrescentou.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?