Medidas tomadas pela Comissão Europeia desagradam produtores do Reino Unido

A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu concordaram com um texto final do pacote de lácteos da UE que dá a opção de decidir se impõe ou não contratos cobrindo a distribuição de leite pelos produtores aos coletores ou processadores.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu concordaram com um texto final do pacote de lácteos da UE que visa criar um futuro mais sustentável para a indústria. O acordo dá aos estados membros a opção de decidir se impõe ou não contratos cobrindo a distribuição de leite pelos produtores aos coletores ou processadores. As novas regras também permitirão que organizações de produtores negociem os preços do leite cru para os produtores que representam.

Porém, de acordo com a conselheira de lácteos da NFU, Rob Newbery, o texto final melhora muito pouco a atual situação dos produtores de leite do Reino Unido, em particular, falhando em obrigar contratos compulsórios na UE. "As propostas para o pacote de lácteos da UE deveriam proteger o futuro do setor de lácteos em longo prazo, mas com exceção dos novos poderes às organizações de produtores, o acordo de hoje faz pouco mais que manter o status quo para nossos produtores". Ela disse que a NFU dobraria seus esforços para fazer um código voluntário de práticas junto à Dairy UK que daria aos produtores "melhor poder de barganha e maior receita pelas vendas de leite".

"Se esse processo falhar em oferecer aos produtores a justiça e a transparência nos contratos que eles merecem, pressionaremos o Departamento para Meio-Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra) por uma legislação", disse ela, destacando que o ministro da Agricultura, Jim Paice, se comprometeu a consultar contratos compulsórios em nível nacional quando for necessário.

O membro do Parlamento Europeu da Irlanda do Norte, James Nicholson, que liderou as negociações do pacote no Parlamento, ficou satisfeito com o acordo. Ele disse que o pacote responde às preocupações dos produtores de leite da UE, que se sentem ameaçados pelo "enorme poder" dos processadores e supermercados.

"Conseguimos o objetivo central desse pacote - introduzir medidas, como o estabelecimento de organizações de produtores, que permitirão que os produtores se organizem para melhorar e fortalecer sua posição na cadeia de fornecimento de lácteos. Esse é um passo na direção certa, que encorajará uma maior cooperação e melhores relações entre produtores e processadores. Entretanto, os varejistas não estão envolvidos e suas relações com os produtores ainda precisam ser resolvidas".

A reportagem é do www.farmersguardian.com, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?