ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas provocam interdição da RJ-163 e prejudica produtores. E na sua região?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
1

A secretaria de Desenvolvimento Rural de Resende estima que o município produza hoje aproximadamente 30 mil litros de leite por dia, dos quais aproximadamente 10 mil litros são tirados na região de Visconde de Mauá, localidade afetada desde o dia 3 de março com temporais constantes.

Segundo dados da Defesa Civil, a região registrou precipitações com até 200 mm de índice pluviométrico, sendo que o normal seria em torno de 50 mm. Mais de 50 barreiras caíram ao longo dos 30 quilômetros da estrada que liga a Rodovia Presidente Dutra (Itatiaia) ao distrito de Visconde de Mauá (Resende).

1: A RJ-161 foi desobstruída como rota alternativa para Visconde de Mauá - Divulgação
A RJ-161 foi desobstruída como rota alternativa para Visconde de Mauá – Divulgação

A via foi interditada para o fluxo de veículos na segunda-feira, liberando no fim da tarde do mesmo dia o acesso para veículos de Penedo até a Capelinha, preferencialmente para moradores. A Prefeitura de Resende, em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, Exército, Secretaria de Estado de Defesa Civil e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham na desobstrução da estrada que permanece interditada do trecho da Capelinha para Visconde de Mauá. Geólogos e técnicos do DER vistoriaram a estrada na terça-feira. Neste mesmo dia, o governo municipal também confirmou a interdição da RJ-163 por prazo indeterminado.

“Baseado no relatório de vistoria do DRM (Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado), elaborado por geólogos deste órgão, a Defesa Civil interditou, por tempo indeterminado, a RJ-163, que liga o distrito de Visconde de Mauá, na região serrana de Resende, à Rodovia Presidente Dutra”.

Os danos na RJ-163 foram significativos e geram risco para o fluxo de veículos - Divulgação
Os danos na RJ-163 foram significativos e geram risco para o fluxo de veículos – Divulgação

Segundo o governo, o laudo técnico informa que mesmo sem chuva, há riscos de novos deslizamentos de encostas e desabamentos de partes da pista ao longo da via, motivo pelo qual solicita a interdição da rodovia até que sejam executadas obras de recuperação da estrada. A medida, ainda segundo o laudo do DRM, visa eliminar riscos para os motoristas – moradores e turistas - já que o solo em toda a extensão da RJ está muito instável, passível de novos desabamentos. Para amenizar a situação, as equipes da Prefeitura de Resende desobstruíram na terça-feira a RJ-161 (Serra do Eme), como rota alternativa de acesso à Visconde de Mauá.

As dificuldades no deslocamento do distrito até o centro comercial de Resende preocupa produtores leiteiros da região de Visconde de Mauá. Eles temem prejuízos. “Como vamos destinar nossa carga de leite para Resende e outras cidades? A RJ-163 é nossa rota oficial e toda essa demora pelas dificuldades provocadas pela força da natureza terá reflexo direto nas nossas vidas”, questionou o produtor José Antônio Silva.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Resende, Alberto Figueredo participou do sobrevoo da área atingida com geólogos e engenheiros do Governo do Estado e acredita que com a liberação da RJ-161, os produtores poderão escoar suas mercadorias. “A Prefeitura de Resende está criando uma rota alternativa para o escoamento da produção. Caso isso não ocorresse, os produtores corriam o risco de ter que descartar o leite por falta de acesso aos locais de entrega do produto”, ponderou Alberto Figueredo.

Segundo o Sindicato Rural de Resende, entidade que representa os produtores, a expectativa já era pela interdição da estrada por tempo indeterminado visando à execução de obras de infraestrutura, como a contenção de encostas e a base da pista em alguns locais. O presidente do Sindicato, Gilson Mário Siqueira, lamentou que muitos produtores tiveram que descartar sua produção leiteira diária por não poder chegar até o destino de entrega, isso, até a desobstrução da RJ-161.

E na sua região? As chuvas estão atrapalhando o transporte do leite? Compartilhe conosco! 

As informações são do A Voz da Cidade, resumidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures