Marcel Barros, da Nestlé: consumo de leite deve crescer

"Os grandes direcionadores para o consumo de lácteos no mercado mundial serão os Brics", destacou o diretor da Nestlé, Marcel Barros, durante o AgroGestão - Congresso Nacional da Gestão do Agronegócio. Setenta por cento da expansão da oferta mundial do leite é oriunda dos países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul).

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"Os grandes direcionadores para o consumo de lácteos no mercado mundial serão os Brics", destacou o diretor da Nestlé, Marcel Barros, durante a palestra "Uma visão de negócios sobre o futuro da cadeia do leite - Brasil e mundo", nesta semana, durante o AgroGestão - Congresso Nacional da Gestão do Agronegócio. Setenta por cento da expansão da oferta mundial do leite é oriunda dos países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul).

Barros salientou que o Brasil tem grande potencial de aumento do consumo de lácteos. O crescimento médio do PIB per capita de 1995 a 2009, foi de 1,5% ao ano. O consumo de lácteos teve crescimento acima do PIB per capita e abaixo da produção de leite.

Os desafios e as oportunidades que o setor enfrentará também foram temas de destaque na palestra. Entre os primeiros desafios estão as mudanças estruturais na cadeia para conquistar definitivamente o mercado internacional, como redução de custos e ganhos de produtividade, diversificação de mercados e acordos bilaterais, qualidade do leite e alta volatilidade dos preços de leite no Brasil.

Outro assunto importante abordado foi a questão dos sólidos. O leite brasileiro tem 17% a menos de sólidos que o da Nova Zelândia. Nas últimas três décadas, a produção de leite tem aumentado e o preço do produto tem reduzido. Entretanto, os sólidos do leite também apresentam queda.

Entre as alternativas apontadas, estão a precificação de matéria-prima com foco em sólidos, a genética através de sêmens melhoradores de sólidos, a readequação nutricional, o bem-estar animal para expressão de características, além da necessidade das empresas compradoras sinalizarem aos produtores que o leite sólido é melhor.

As informações são da assessoria do AgroGestão, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
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