Segundo Flavia Gemignani, líder do Centro de Insights para o Consumidor da consultoria BCG , estudo da empresa aponta que 83% dos consumidores se mostram dispostos a abrir mão de sua marca favorita para experimentar outra em promoção, o que diminui a relevância das tradicionais. Entretanto, diz ela, o consumidor está mais confiante e começando a buscar um trade up, o que não fazia há cinco anos. Mas, para isso, tem demandado maior qualidade e entrega de resultados dos produtos a um preço justo.
Quem também concorda que o brasileiro está mais seletivo é Fatima Merlin, da Connect Shopper . “O consumidor também está mais conectado, portanto, tem maior poder de informação. E o poder de informação exerce maior poder do que o financeiro, pois a pessoa toma decisões de maneira mais racional”, pondera. Essas escolhas são chamadas de smart choices, pois o shopper chega à loja sabendo mais do produto que o próprio fornecedor. Isso porque conhece a opinião de familiares e de outros consumidores por meio, por exemplo, de aplicativos.
As informações são do SA Varejo.