Makro investe para reforçar vendas no atacarejo

Há quase dois meses o Makro passou a veicular propagandas em horário nobre na televisão para atrair o consumidor final às suas 74 lojas no Brasil. As veiculações têm por objetivo mostrar ao público que a rede também opera no modelo cash & carry, o popular atacarejo. Por décadas o Makro ficou associado ao atendimento a bares, restaurantes, hotéis e outras empresas.

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Há quase dois meses o Makro passou a veicular propagandas em horário nobre na televisão para atrair o consumidor final às suas 74 lojas no Brasil. As veiculações têm por objetivo mostrar ao público que a rede também opera no modelo cash & carry, o popular atacarejo. Por décadas o Makro ficou associado ao atendimento a bares, restaurantes, hotéis e outras empresas.

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Antes, a operação de atacarejo tinha um espaço tímido dentro do negócio, como desejavam os holandeses da SHV, controladores do Makro. No entanto os baixos índices de crescimento da empresa no Brasil, e a rápida expansão do atacarejo no País, obrigaram a rede a adaptar sua estratégia. 

“As coisas mudaram e, depois de um tempo, ficou evidente que era preciso se adaptar a isso. O consumidor já podia comprar conosco, mas não sabia porque não comunicávamos, já que a nossa prioridade era trabalhar a venda ao autônomo”, diz Marcos Ambrosano, presidente do Makro no Brasil. O executivo lembra que a crise gerou um boom de pequenos comerciantes Brasil a fora e eles, claro, precisam do atacado. "Mas se você não deixar claro para esse cliente que ele pode comprar para a sua empresa e também para a família, e sem burocracia, você está perdendo cliente”, completa Ambrosano.

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A campanha publicitária esclarece que o Makro não atende apenas grandes empresas, um mito difundido no passado. Outro esforço da empresa é mostrar que não há mais necessidade de portar o Passaporte Makro para fazer compras. Desde abril, todos os cartões de crédito passaram a ser aceitos como forma de pagamento. Não por acaso, a campanha publicitária traz o seguinte mote: "No Makro todo mundo pode, sim". O atendimento a empresas, no entanto, continuará sendo o DNA da companhia, nas palavras de seu presidente no Brasil. 

As informações são do jornal Valor Econômico. 

Figura 1

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