Maiores laticínios do Brasil em 2010: ranking traz novidades

O ranking da Leite Brasil das maiores empresas na captação de leite no país em 2010 trouxe novidades. A principal: o aparecimento da Lácteos Brasil (LBR), resultado da fusão entre a gaúcha Bom Gosto e a Leitbom, na 2ª posição, com captação de 1,795 bilhões de litros de leite. É importante lembrar que a Bom Gosto ocupou a 2ª posição no ranking de 2009.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

O ranking da Leite Brasil das maiores empresas na captação de leite no país em 2010 trouxe novidades. A principal: o aparecimento da Lácteos Brasil (LBR), resultado da fusão entre a gaúcha Bom Gosto e a Leitbom, na 2ª posição, com captação de 1,795 bilhões de litros de leite. É importante lembrar que a Bom Gosto ocupou a 2ª posição no ranking de 2009.

Outras duas importantes novidades foram a entrada da Italac e Jussara na lista, na 4ª e 9ª posição, respectivamente. A Italac captou 801 milhões de litros em 2010, apresentando um crescimento próximo aos 20% sobre 2009. Crescimento semelhante ao da Jussara, que captou 262,97 milhões de litros no ano que passou.

Cláudio Teixeira, diretor da Italac, diz que o início das atividades na unidade de Passo Fundo (RS) permitiu o aumento da captação da empresa. É a primeira vez que a Italac fornece os números de captação, mas Teixeira diz que a empresa está nessa colocação "há anos". "Esperamos crescer 10% este ano", prevê.

A saída da Nilza do mercado ajudou a Jussara a ganhar mercado, admite Laércio Barbosa, diretor da companhia. Mas ele avalia que o crescimento orgânico e as operações na unidade de Araxá (MG) foram as principais razões. A perspectiva também é voltar a crescer. "No primeiro trimestre, o volume captado foi 35% superior ao do primeiro trimestre de 2010".

A liderança na captação continua nas mãos da joint-venture entre a Nestlé e Fonterra, a Dairy Partners of America, ou DPA, que captou 2,12 bilhões de litros, 3,4% a mais do que em 2009.

A terceira posição também não teve alteração, ficando com a mineira Itambé, com captação de 1,11 bilhão de litros, mas queda de 1,3% se comparado a 2009. Jacques Gontijo, presidente da empresa, disse que a queda no captação pode ser explicada pelo recuo nas exportações. "Em 2008, 2009, as exportações representavam 25% das vendas. Ficaram em 4% no ano passado, mas crescemos no mercado interno", disse. Ele espera voltar a avançar no mercado doméstico este ano e um aumento de 7% a 8% na captação.

Confira o ranking das maiores empresas de laticínios do país em 2010

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

Vale a pena lembrar que a Brasil Foods, dona das marcas Batavo e Elegê, não forneceu dados para o ranking. Acredita-se, porém, que a empresa ocuparia a 2ª ou 3ª posição em captação.

Equipe MilkPoint, com informações da Leite Brasil e do jornal Valor Econômico.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Representações Progresso Ltda
REPRESENTAÇÕES PROGRESSO LTDA

SÃO LUÍS - MARANHÃO

EM 20/03/2013

Prabenizo a todos desta conceituada peçlaexecelnte reportagens des te seguimento
Vamberto Fernandes da Silva
VAMBERTO FERNANDES DA SILVA

JOÃO PESSOA - PARAIBA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/09/2012

Na verdade eu não sou revendedor,e sim representante comercial e estou buscando novas empresas e produtos para trabalhar na Paraiba e gostaria  muito se alguém ligado a este setor  puder me ajudar.


vambertojp@bol.com.br


83-9320-1699/8867-7118-9800-5499


Att.


Vamberto
Julio Cesar Pereira Mesquita
JULIO CESAR PEREIRA MESQUITA

PIAUÍ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/06/2012

é muito leite mas o Brasil tem capacidade de aumentar e muito esses números.basta os gestores se empenhar mais na área. temos capacidade de exportar ao invés de importar     
Michel
MICHEL

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/06/2011

according to reviste de leite, BRF collected 1.5 mio lt in 2010, Hence it is the 3rd largest in "captacao" behind LBR. BRF is a large player and (my humble opinion) is going to get much bigger and probably faster than rivals, in part bec BRF is really good at branding and it enjoys massive leverage at retail level, across a nb of segments...
Marcelo Pereira de Carvalho
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/05/2011

a BR Foods não informou os dados, reportou a Leite Brasil.
Cincinato Mendes Ferreira Filho
CINCINATO MENDES FERREIRA FILHO

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/05/2011

Onde esta a Brfoods???
Fernando Censoni
FERNANDO CENSONI

PARACATU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/05/2011

falta a cemil também juntamente com as socias cerca de 250 milhoes de litros
Everton
EVERTON

QUINZE DE NOVEMBRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/04/2011

falta empresas nesse ranking por ex cooperativa Santa Clara ( aproximadamente 229 milhoes de litros captados em 2010),entre outras como CCGL, cooperativa Nova Petrópolis (piá)
Qual a sua dúvida hoje?