Ligação entre China e Nova Zelândia se torna global

A Yili é a maior produtora de laticínios da China, com uma estimativa de 22% de produtos lácteos de varejo, como leite fresco, queijo, iogurte e leite fermentado. É a 8ª maior empresa de lácteos do mundo e adicionou mais ativos em todo o mundo desde o início de sua "rede global" com a ODL (Oceania Dairy Ltd).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A gigante chinesa de laticínios Yili lançou um novo logotipo como parte de um upgrade de marca para ilustrar o que chama de 'estratégia global de internacionalização'. A Yili está na Nova Zelândia desde 2013, quando criou a Oceania Dairy Ltd (ODL), uma empresa de laticínios com sede em South Canterbury. A empresa chinesa construiu uma fábrica de processamento de leite de NZ$ 236 milhões (US$ 161,74 milhões) em um terreno de 38 hectares em Glenavy e que começou a processar leite na estação de 2014.

Figura 1

Desde então, a ODL recebeu bilhões de yuan de investimento do Yili Group, a empresa chinesa de laticínios cujo braço da Nova Zelândia é considerado a maior base integrada de produção de lácteos do mundo - cobrindo embalagens, processamento, produção e P&D.

Continua depois da publicidade

A Yili é a maior produtora de laticínios da China, com uma estimativa de 22% de produtos lácteos de varejo, como leite fresco, queijo, iogurte e leite fermentado. É a 8ª maior empresa de lácteos do mundo e adicionou mais ativos em todo o mundo desde o início de sua "rede global" com a ODL.

  • Em 2014, a Yili cooperou com a Universidade de Wageningen, na Holanda, para criar o centro europeu de pesquisa e desenvolvimento da Yili;
  • Em 2015, a Yili liderou a implementação do "Sino-US Food Wisdom Valley" nos EUA;
  • Este ano (2018), a Yili lançou o sorvete Joyday na Indonésia e adquiriu o maior fabricante de sorvetes da Tailândia, o Chomthana Group, para explorar o mercado do Sudeste Asiático.

Jianqiu Zhang, CEO da Yili, disse: "em apenas cinco anos, a Yili estabeleceu sucessivamente fábricas na Oceania, América do Norte e Europa. Da nossa sede asiática, nossos produtos podem ser distribuídos para quatro continentes. Nossa base de produção da Oceania, ODL, é um marco para a Nova Zelândia e a China, fortalecendo a cooperação econômica e comercial". A ODL também se tornou um modelo exemplar da cooperação China-Nova Zelândia sob a estratégia "One Belt One Road" por causa de sua filosofia de "exportar gestão, padrões e sabedoria". 

Figura 2

As cores azul, verde e vermelha do novo logo possuem diferentes conexões: azul simbolizando inteligência e globalização; verde simbolizando a estratégia de diversificação de alimentos saudáveis da Yili e o vermelho ilustrando a qualidade e a energia.

Continua depois da publicidade

A ODL é de grande importância para Yili, não apenas como um importante marco em sua internacionalização, mas também em termos de relações amistosas entre a China e a Nova Zelândia. O projeto foi revelado em 2014 por Xi Jinping e John Key, então primeiro-ministro da Nova Zelândia, e é considerado na China como um marco na cooperação econômica e comercial entre os dois países.

A empresa também abriu o caminho para a presença da Yili em outros países. Nos 20 principais rankings globais de empresas de lácteos do Rabobank anunciadas no início de 2018, a Yili ficou em primeiro lugar e continuou a ser a número um na Ásia.

Zhang disse que a Yili conquistou o mercado consumidor interno da China com uma imagem de marca "verde e saudável" implementada com sucesso e agora está focada na internacionalização e expansão dos mercados internacionais. O novo logotipo é uma parte importante dessa internacionalização, afastando a Yili de suas origens como uma pequena fábrica de laticínios de rua há 60 anos. "Agora, fornece suporte nutricional para 1,3 bilhão de pessoas todos os anos", disse Zhang, "e seu sucesso tem sido parte do renascimento das marcas chinesas no mundo", concluiu. 

As informações são do NZHerald, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?