Leitor comenta sobre questão ambiental e alternativas
O leitor do MilkPoint, Michel Valter Kazanovski, produtor de leite em Quedas do Iguaçu/PR, enviou um comentário ao artigo "<a href="http://www.milkpoint.com.br/?noticiaID=59077&actA=7&areaID=50&secaoID=128"><U>CLIMATEGATE, o maior escândalo climático, ou melhor, o maior escândalo científico do século 21.</U></A>". Acesse e leia a carta na íntegra.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
"Caros amigos que participam deste debate. Vamos levar a questão ambiental por um lado prático.
Se pegarmos os 100 últimos anos de história, mais consideravelmente o periodo pós-guerra, veremos um boom de crescimento da população humana e uma ocupação desordenada de todos os territórios do planeta. O que se pode observar é uma alteração drástica em todo o meio que existia a um século.
Também sou contra muitas das asneras que o ministério do meio ambiente quer impor à agricultura. Mas o mais interessante ponto que surgiu com as discussões sobre aquecimento global, comprovado ou não, foi uma mudança na mentalidade da população, embora em minoria, mas que vem crescendo aos poucos, de que o modo de vida que levamos é insustentável.
Se derrubarmos a Amazônia, como fizemos com a Mata Atlantica, isso vai influenciar no Clima Global? Talvez não. Mas será que isso é mesmo necessário? O lucro proveniente da venda da madeira de uma floresta que levou milhões de anos para chegar ao seu climax compensa a sua completa destruição? Não temos área o suficiente de terras agricultáveis em estado de degradação ou com índices de produtividade irrisorios que poderiam ser melhor exploradas e produzir muito mais? Queimadas são um modo eficiente de limpar o solo e renovar as pastagens?
Só acho que a nossa geração ja modificou o planeta até demais do que deveria e precisamos repensar em como levamos a nossa vida. Será que queimar tanto hidrocarboneto é realmente necessario? Entupir lixões com nossas porcarias, destruir nascentes d'água por falta de preservação de suas margens, acabar com toda uma diversidade de fauna e flora local para extração de umas poucas espécies...
Destruir é muito facil, reconstruir é que é dificil. Há 50 anos o Paraná era coberto por Mata Atlantica, mais especificamente a minha cidade, tinha a maior concentração de Araucarias do Continente. Hoje se vê alguns poucos exemplares perdidos em alguma pequena faixa de floresta. A extração começou em 1977 e no fim da decada de 80 já estava do jeito que está.
Pois continuamos a consumir os recursos naturais desenfreadamente, como estamos fazendo, e em breve não vão ser as mudanças climaticas que vão nos aterrorizar, mas as próprias ações dos seres humanos!
Um abraço a todos."
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 27/01/2010

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS
EM 26/01/2010
Alguém já reparou que a água tem a inconveniente propriedade de nivelar-se ( era usada como nível pelos antigos e o é até hoje ) e por que não se nota globalmente este "engolimento" de terras??? Estranho não?
Dados por dados, Marte já se aqueceu cerca de 0,7 graus de 1970 para cá e a culpa foi do CO2 ( antrópico ) também? Note que a maior parte da escassa atmosfera marciana já é composta de CO2; será que o CO2 adicional das sondas e foguetes que para lá enviamos foi a "gota d'água" que desencadeou este aquecimento ou será que foi um aumento na radiância solar???
Todo mundo fala em floresta para resfriar o planeta não é mesmo? Então vamos chocá-los um pouco: uma tese baseada em dados bem estabelecidos e que ainda não foi formalmente contestada foi elaborada pelo Dr. Bala ( isso mesmo, o nome é Bala ) e demonstra que florestas fora dos trópicos na verdade aquecem o planeta! Pelo simples fato do aumento do albedo. - Isso aqui foi só para mostrar que nem sempre o que parece lógico, o é. -
Voltando ao CO2, ele só absorve cerca de 8 por cento da freqüência de irradiação do IR ( infravermelho ) e o vapor d'água bem mais do que isso, sem contar que o CO2 está presente em 0,034 por cento da atmosfera e o vapor d'água em média de 4 por cento. Ou seja, um sujeito passa a ponta do canivete na barriga de outro, e ao mesmo tempo um terceiro elemento dá um tiro de magnum 44 no mesmo local e a vítima morre e querem por na cadeia o sujeito do canivete???
Algumas outras pérolas: o AGA irá aumentar a freqüência e intensidade de furacões ( relatório do IPCC )... no ano passado por "chatice" dos céticos, já retiraram o aumento na freqüência, porque ficou insustentável já que também afirmaram que os pólos iriam aquecer de 2 a 3 vezes mais que os trópicos e qualquer um que entenda um pouquinho de climatologia sabe que o que gera os furacões é justamente a diferença de temperatura entre os pólos e os trópicos e se esta diferença iria diminuir...
Vamos parar por aqui para não ficar tedioso.
Cordialmente,
Helio Cabral jr
Os: ainda um excluído digital

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS
EM 26/01/2010
Caro Carlos,
Primeiramente vamos contextualizar algumas coisas:
James Hansen é o principal mentor do aquecimento global antrópico ( AGA ).
Quando se fala em medições de temperatura desde o século XIX, são estações terrestres e deveria ser levado em conta o chamado efeito "ilha de calor", já que na década de 60 as estações passaram de cerca de 14.000 para apenas 6.000 ( a quase totalidade nos grandes centros urbanos ) sendo desativadas ou "urbanizadas" as do meio rural.
O "ajuste" ou fator de correção como é conhecido é aplicado pelo próprio pessoal do GISS.
Todos, isso mesmo, todos os dados chamados de "proxies" ( indiretos como anéis de crescimento de árvores, pesquisa de gelo profundo, anéis de crescimento de corais, etc, sofreram uma "recalibração" para mais de modo que batessem com os dados das estações em terra.
Aqui no hemisfério sul, as pouquíssimas estações de medição que temos estão praticamente 100 por cento localizadas em centros urbanos ou suas imediações ( olha as ilhas de calor aí novamente ).
Se o aquecimento é global, por que o foco então nos dados hemisfério sul? Por que não divulgar os dados do próprio GISS, isso mesmo, está lá na página do GISS dos 10 anos mais quentes dos EUA ( eles tem a imensa maioria das estações de medição ) 5 deles estão nas décadas de 20 e 30 e 50 e o mais quente de todos na década de 30 ( 1934 )?
Efeito estufa é uma má descrição para a forma que a atmosfera terrestre se aquece ( se dá por convecção ) e não por condução e irradiação como no efeito estufa verdadeiro que impõe uma barreira física à convecção.
Exatamente por isso, os "modeladores de clima" têm um pequeno grande furo em suas teorias mirabolantes: devido à convecção, a baixa troposfera deveria apresentar um aquecimento maior que o da superfície da Terra, mas isso não só não acontece como ainda por cima ela mostra até tendências de queda! Fisicamente isso seria um paradoxo se não houvesse erros no modelo ( estes dados são corroborados tanto por satélites quanto por balões metrológicos )!
Semana passada o IPCC teve que vir a público se desculpar e se retratar da chamada "tragédia dos himalaias", pois em seu último relatório previram o desaparecimento de seus glaciares para até 2035 se não fosse antes... Céticos com dados de pesquisa e não "achologia" como o IPCC demonstraram que o principal glaciar vai bem obrigado e o ritmo de degelo dos demais lhes daria uma sobrevida de 100 a 200 anos nó mínimo!
As ilhas de Tuvalo estão sendo tomadas pelo mar! Aquecimento global e subida do nível dos oceanos, certo? Errado! Sua localização está na borda de uma placa tectônica que sofre subducção em relação à placa vizinha e com isso há o efeito "trampolim" ciclicamente ( ela abaixa e sobe em ciclos... ). Por que as outras ilhas do pacífico não estão todas sendo invadidas pelo oceano??? E as do atlântico???
Cordialmente,
Helio Cabral Jr

CONCÓRDIA - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 26/01/2010
Cientistas da Nasa garantem que a década passada foi a mais quente desde 1880 A última década foi a mais quente já registrada na Terra, de acordo com uma nova análise das temperaturas da superfície global divulgada pela agência espacial norte-americana (Nasa).
A agência também descobriu que 2009 foi o segundo ano mais quente de acordo com as medições de temperaturas, iniciadas em 1880, quando foram desenvolvidos os primeiros equipamentos capazes de medir as temperaturas com precisão. O ano passado foi apenas uma fração de grau mais frio do que 2005.
O ano de 2009 teve as temperaturas mais elevadas da história para o Hemisfério Sul. Mas em todo o planeta, o ano passado perdeu em temperatura apenas para 2005, considerado o ano mais quente desde o início dos registros desse tipo.
Os dados da Nasa mostram que a temperatura na parte Sul do planeta foi, no ano passado, 0,4ºC superior à temperatura mais antiga de que dispõem os cientistas. A partir dessa referência, em 2005 a temperatura global foi cerca de 0,7ºC mais alta.
Segundo James Hansen, que dirige o Instituo Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, as temperaturas globais mudam em razão das variações de aquecimento e esfriamento dos oceanos.
- Quando fazemos a média de temperatura por cinco ou 10 anos para diminuir essa variação, descobrimos que o aquecimento global continua sem perder a força - disse Hansen.
O forte efeito La Niña, que esfriou o Oceano Pacífico, fez de 2008 o ano mais frio da década, segundo o instituto, sediado em Nova York.
Ao analisar os dados, os cientistas da Nasa descobriram uma clara tendência de aquecimento, embora tenha havido estabilidade nos anos 1940 e 1970.
Os registros mostram que as temperaturas tendem a subir cerca de 0,2°C por década nos últimos 30 anos. A média das temperaturas globais aumentaram desde 1880.
A análise foi baseada em dados climáticas de mais de mil estações meteorológicas em todo o mundo, observações de satélite sobre as temperaturas das superfícies dos mares e medições de estações de pesquisa na Antártida.
Aquecimento global
- Os dados apontam para uma clara tendência de aquecimento no planeta. Desde 1880, a temperatura subiu 0,8º C no mundo. Somente nas últimas três décadas, a alta foi de 0,2 graus.
- Os cientistas do GISS acreditam que o aumento da temperatura global é causada pela presença de gases causadores do efeito estufa, como gás carbônico, na atmosfera terrestre.
- O instituto enfatiza que variações na radiação solar, oscilações na temperatura do mar dos trópicos e fenômenos como El Niño e La Niña também afetam sensivelmente a temperatura da Terra.
Estas informacoes publicadas sao todas falsas, os dados estatisticos foram inventados.
Vamos usar este espaco importatissimo que temos, para discutir o individuo na sociedade e o uso racional do ambiente e nao o ambiente a servico do individuo e seus anseios economicos