Leite São Paulo organiza Workshop sobre produtividade, custos e lucratividade na pecuária de leite na UNESP/Botucatu

A Leite São Paulo e a Prefeitura Municipal de Botucatu estarão realizando no dia 28 de abril, no auditório da Fazenda Lageado da UNESP/Botucatu, o workshop "Pontos para Melhorar a Produtividade, Reduzir Custos e Aumentar Margens na Pecuária de Leite".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Leite São Paulo e a Prefeitura Municipal de Botucatu estarão realizando no dia 28 de abril, no auditório da Fazenda Lageado da UNESP/Botucatu, o workshop "Pontos para Melhorar a Produtividade, Reduzir Custos e Aumentar Margens na Pecuária de Leite", com o apoio da FMVZ e FCA da UNESP/Botucatu, do CATI e do SEBRAE-SP, e patrocínio da Alta Genética, da CRV Lagoa, da Coopermota, da Tortuga, da Connan, da Casa da Roça e da Agrofort. Os patrocinadores terão stands com pessoal a disposição dos técnicos e produtores para dar informações sobre seus produtos e serviços.

O público alvo são técnicos e produtores de leite.

A programação do workshop é a seguinte:

8:00 horas - Recepção aos participantes

8:15 horas - Apresentação dos Objetivos - Marcello de Moura Campos Filho

Cenários para a pecuária de leite - Papel da Leite São Paulo - Proposta do workshop - Proposta de projeto piloto de assistência técnica

10:00 horas - Módulo Rebanho - Marco Aurélio Bergamaschi (Embrapa Pecuária Sudeste) - Genética e Reprodução - Estrutura do rebanho leiteiro - Recria de animais jovens

13:45 - Módulo Produção - Alfredo Ferrari Sousa (CATI) - Infra-estrutura - Produção e qualidade dos volumosos - Nutrição e alimentação

15:45 horas - Módulo Sanidade - Marcos Veiga dos Santos (USP/Pirassununga) - Qualidade do leite e sanidade animal - Programa Sanitário - Preços e acesso a mercados

17:30 horas - Fechamento - Maurício Palma Nogueira (Bigma Consultoria)

Cada módulo contará com uma apresentação inicial de 15 minutos, uma hora e quinze de debates abertos e 15 minutos de conclusão. Isso possibilitará maior participação maior discussão e integração entre os técnicos e produtores e gerar a formulação de propostas. Essas propostas criam as condições necessárias para gerar ações efetivas para a melhoria da produtividade, redução de custos e aumento de margens.

Na apresentação dos objetivos, serão apresentados alguns cenários para a pecuária de leite e a importância de aumentar a produtividade, a competitividade e a qualidade do leite para melhorar a margem do produtor e para a sustentabilidade econômica da pecuária leiteira, destacando os principais pontos nesse sentido que devem se objeto da discussão nos três módulos que serão apresentados. No final dessa parte será apresentado um resumo do Projeto Piloto de Assistência Técnica em 30 Propriedades Leiteiras em Botucatu e como os produtores poderão fazer a inscrição de suas propriedades nesse projeto.

A prefeitura de Botucatu, através do seu Conselho de Desenvolvimento Rural, destinou recursos para um projeto piloto de assistência técnica a 30 propriedades leiteiras do munícipio. Estas propriedades serão mapeadas e receberão a visita de uma equipe técnica composta de um veterinário, um agrônomo e um zootecnista, que farão visita e o diagnóstico da propriedade, apresentarão propostas de melhorias que serão discutidas com o proprietário e um agente financeiro, de forma a definir um plano para aumento de produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade do leite e aumentar a margem do produtor, dentro da realidade de cada propriedade e cada produtor. As inscrições para participação desse projeto piloto estarão abertas durante o workshop, naturalmente só aos produtores de Botucatu cuja prefeitura destinou recursos para o desenvolvimento dessa assistência técnica. Os critérios de seleção para as propriedades inscritas serão divulgados no workshop. Os participantes de outros municípios terão a oportunidade de tomar conhecimento desse projeto piloto e levar a idéia para ser discutida com outros técnicos e produtores de seus municípios.

A inscrição custa R$ 30,00 e poderá ser feita de duas formas:

1) Depósito na Conta 43.332-2 da agência 0079-5 do Banco do Brasil (Associação Técnicos Produtores Leite SP)

2) no dia, através de cheque nominal à Associação Técnicos Produtores Leite SP, cruzado, colocando no verso do cheque agência 0079-5 , conta corrente 43.332-2

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail leitesaopaulo@mpc.com.br ou na Secretaria de Agricultura de Botucatu pelo telefone (14) 3882-9959

A Leite São Paulo

A Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo é uma entidade congregando técnicos e produtores visando o desenvolvimento da pecuária leiteira paulista, com sede em Botucatu, centro do Estado de São Paulo.

A Atual Diretoria da Leite São Paulo é composta por Marcello de Moura Campos Filho - presidente ( produtor ), prof. Vidal Pedroso de Faria - vice-presidente ( FEALQ ), Maurício Palma Nogueira - diretor técnico ( Bigma Consultoria ) e prof. Alcides Amorim Ramos - diretor administrativo-financeiro ( UNESP/Botucatu ), e o Conselho Fiscal por João Roberto Lembi ( produtor ), Antônio Perozin ( produtor ) e Marco Antônio Bergamaschi ( Embrapa Pecuária Sudeste ).

O Conselho Técnico da Leite São Paulo é composto por Prof. José Luiz Vasconcelos ( reprodução - UNESP/Botucatu ), prof. Marcos Veiga dos Santos ( qualidade do leite - USP Pirassununga ), prof. Francisco Rennó ( nutrição - USP Pirassununga ) , Patrícia Perondi Anchão Oliveira ( produção de forragem - Embrapa Pecuária Sudeste ), José Pagani Neto ( gestão da propriedade - CATI Leite ), Maria Luiza Nicodemo ( aspectos ambientais - Embrapa Pecuária Sudeste ), e Rafael Ribeiro ( mercado - Scot Consultoria ).
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?