Pesquisadores e nutricionistas avaliam como positiva a eficiência do leite para reparar danos causados por exercícios físicos e recomendam a sua ingestão nos primeiros 30 minutos imediatamente depois do final da atividade. Um estudo realizado na Inglaterra pela Universidade de Newcastle e publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise, uma das revistas científicas mais importantes da área, confirma os benefícios: recuperação muito mais rápida e eficaz que a obtida pelo consumo de água. Tudo comprovado por testes físicos e dosagem de indicadores sanguíneos relacionados aos processos de reparação de tecidos e reposição dos estoques de energia.
Outro estudo, publicado na Revista Applied Physiology, Nutrition and Metabolism, mostra que pessoas que beberam leite após o treinamento intenso foram capazes de se exercitar durante mais tempo na sua próxima sessão, se comparado às pessoas que haviam ingerido bebidas esportivas ou água. A pesquisa ainda alerta que o leite é mais benéfico para quem queima milhares de calorias por dia durante um treinamento intenso ou exercícios pesados.
“O leite integra a lista de produtos que proporcionam a recuperação do organismo após exercícios e treinos físicos, ganhando status elevado na cadeia alimentar”, explica Liandro Mai, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Lacticínios Tirol. “É uma comprovação científica, pois apresenta carboidratos, proteínas, cálcio e vitamina D que ajudam para a reconstrução dos músculos e melhoram o desempenho de atletas de elite”, avalia.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Tirol.