Pode ser que a cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, não precise mais fornecer leite a seus competidores a partir de seus próprios rebanhos, com o Governo do país anunciando que começará uma revisão completa das leis que regulamentam a oferta de leite cru no país em março.
As regulamentações são uma parte importante do Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos (DIRA, sigla em inglês), aprovado há quase 10 anos para permitir a criação da Fonterra a partir de uma grande fusão de indústrias. Nessa época, a Fonterra controlava 96% do leite cru do país. Atualmente, essa participação foi reduzida para 92% em razão de novos - mas ainda comparativamente pequenos - processadores de leite.
As regulamentações, que incluem uma obrigação da Fonterra de fornecer a seus concorrentes até 50 milhões de litros de leite por ano, tiveram a intenção de estimular a competição no mercado doméstico e garantir que os produtores tivessem uma opção de companhia de fornecimento. Porém, atualmente, vários novos processadores estão comprando o leite reservado pela Fonterra, enquanto competem com a própria nos mercados de exportação. Algumas dessas companhias têm suas próprias fazendas fornecedoras, um fato que irrita os líderes da Fonterra.
O ministro da Agricultura da Nova Zelândia, David Carter, quando anunciou em agosto a decisão do Governo de estender o DIRA para manter as rédeas na Fonterra, disse que o critério de elegibilidade para ter acesso ao leite regulado seria revisado no próximo ano. Entretanto, recentemente o ministro anunciou que será feita uma revisão completa nas regulamentações por parte do Ministério da Agricultura em março.
"Faz 10 anos que o DIRA foi introduzido e, durante esse tempo, a indústria de lácteos se desenvolveu de forma significativa. Agora, é apropriado revisar as regulamentações para garantir que continuem se adequando à proposta", disse Carter. Ele disse que todas as partes interessadas foram ouvidas como parte do processo de consulta da revisão, e finalizou dizendo que a revisão não deve ficar pronta a tempo para a estação de 2011-2012.
As informações são do Stuff.co.nz, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Está chegando a hora! Daqui a 6 dias terá início o maior evento do setor lácteo na região Sul! Interleite Sul 2010, Clique aqui para mais informações e garanta já a sua inscrição!
Leis de oferta de leite serão revisadas na Nova Zelândia
Pode ser que a cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, não precise mais fornecer leite a seus competidores a partir de seus próprios rebanhos, com o Governo do país anunciando que começará uma revisão completa das leis que regulamentam a oferta de leite cru no país em março.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.