O laticínio brasileiro Languiru impulsionou as vendas por meio de embalagens contendo código QR da SIG. Eles foram usados em todas as embalagens de leite da marca, incluindo o leite achocolatado (Chocolan), com mais de 12.000 códigos gerados a cada hora, conectando o consumidor com os dados do produto via smartphone.
Crescimento de 6%
A Languiru é uma das maiores companhias de lácteos do Rio Grande do Sul e a embalagem foi testada no sul do Brasil, levando a um crescimento de 6% nas vendas.
“Os códigos QR em nossas embalagens significam que os consumidores podem rastrear o produto desde o início do processo até a prateleira”, afirmou Euclides Andrade, diretor gerente da Cooperativa Languiru. “Também nos beneficiamos do monitoramento detalhado do desempenho da cadeia de ponta a ponta, o que nos permite melhorar as operações e a logística”, completou.
Brindes
Os consumidores disseram que foi fácil baixar o aplicativo Languiru, desenvolvido pela SIG, e gostaram que o leite vinha da região. As crianças adoraram as almofadas de emoji que puderam ser resgatadas com cupons e as levaram para a escola a fim mostrá-las aos amigos e professores. Os que compraram maior volume de leite, ganharam mais do que almofadas e puderam concorrer a prêmios que incluíam bicicletas, smartphones e vales de compras.
De acordo com a SIG, 94% dos participantes eram usuários de telefones Android e 6% usuários de iPhone, com 71% dos que usaram o código sendo mulheres, incluindo 56% na faixa etária de 19-30 anos e 35% na faixa etária de 31 a 60 anos.
Siemens
A Languiru planeja usar o Connected Pack integrado, projetado pela SIG e pela Siemens, para dessa forma coletar dados de qualidade do produto em todas as etapas de sua jornada, armazenando as informações em um banco de dados. "Qualidade do início ao fim", foi o slogan usado pela companhia para envolver seus consumidores e agora a empresa vai buscar usar o código QR em seus outros produtos.
Outra vantagem da tecnologia é que ela está vinculada diretamente às linhas de produção da Languiru maximizando a eficiência da fábrica, isso, por meio de uma ferramenta de inteligência da informação conhecida como Power BI. Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru, disse que a tecnologia abriu novas oportunidades para promoções sob medida com seus parceiros varejistas.
"A promoção do sorteio "Comprou, mirou, ganhou", atendeu plenamente às expectativas e melhorou nosso relacionamento com nossos clientes. Através do uso desta tecnologia, podemos aprender mais sobre nossos consumidores, fornecendo informações valiosas para nossas equipes comerciais e de marketing", concluiu Bayer.
As informações são do portal Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.