Uma parceria entre a California Bioenergy LLC e a empresa norte-americana de alimentos Land O'Lakes Inc. vai gerar combustível renovável de gás natural comprimido (R-CNG) através do financiamento, instalação e gerenciamento de digestores de metano em fazendas na Califórnia.
O modelo de "barn to biogas" tem o potencial de reduzir as emissões agrícolas de metano em fazendas em todo o país, revelando novas fontes de receita para os produtores de leite.
O biogás geralmente se refere ao metano produzido pela fermentação de matéria orgânica - neste caso, as emissões de metano relacionadas aos lácteos e ao esterco precisam obedecer a novos padrões estaduais que exigem uma redução de 40% nos níveis de 2013 até 2030.
Aumentando a sustentabilidade
A CalBio é uma desenvolvedora de digestores de lácteos que geram eletricidade renovável e combustível para veículos na Califórnia e tem trabalhado em estreita colaboração com a indústria de laticínios em metas de redução de metano no passado.
Matt Carstens, vice-presidente sênior da Land O'Lakes SUSTAIN, disse: "a Land O'Lakes e a CalBio estão criando uma infraestrutura de sustentabilidade de ponta a ponta para que os produtores transformem o 'barn-to-biogas’ em realidade. Esse é um investimento de impacto no seu melhor - eliminando barreiras à adoção de novas tecnologias de sustentabilidade, desbloqueando novas fontes de receita para os produtores, reduzindo as emissões e criando um bem público".
A Land O´Lakes SUSTENTA associou produtores e empresas com a Land O´Lakes para “alinhar e harmonizar as metas de sustentabilidade e conservação na própria fazenda” para o máximo impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades.
Seu novo programa de financiamento para inovação oferece até US$ 3 milhões em financiamento aos proprietários de “projetos de sustentabilidade em grande escala, incluindo digestores de metano”. Isso ajuda os produtores de leite que são membros e proprietários da Land O'Lakes a melhorar seus resultados para ar, solo ou água com novas tecnologias e sistemas de gestão.
Neil Black, presidente da CalBio, disse: "os digestores de lácteos da CalBio são comprovados na Califórnia. Estamos empolgados em expandir ainda mais esse trabalho com essa colaboração com a Land O'Lakes e seus membros-proprietários na Califórnia. Nossa especialização e suporte operacional contínuo ajudarão os produtores de leite a aproveitar ao máximo um novo fluxo de receita significativo por meio da geração de biogás, ao mesmo tempo em que permite que eles permaneçam focados em fazer o que sabem de melhor - produzir alimentos saudáveis e deliciosos de maneira sustentável”.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.