Kátia Abreu pede reforma do modelo de política agrícola
Em flagrante tom crítico ao governo federal , a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) reivindicou ontem (15) a realização de uma ampla reforma do atual modelo de política agrícola do país. "O produtor não pode arcar sozinho com o abastecimento do país. O governo precisa garantir preços de verdade. A burocracia não funciona", afirmou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Na oposição ao governo desde o início da campanha eleitoral de 2010, a senadora ruralista afirmou que "precisa ter boas expectativas" com a gestão da presidente eleita Dilma Rousseff. "Mas há muitos erros e equívocos na política agrícola", afirmou. Para melhorar a situação, Kátia Abreu sugeriu "não fazer o trem-bala", uma das principais obras defendidas pela então ministra Dilma Rousseff no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Com isso, resolveria a logística do Centro-Oeste brasileiro, que produz 50% da safra", disse a senadora.
Sobraram críticas também ao atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, mantido no cargo por Dilma. "Temos pouco diálogo com Rossi. Mas precisamos de parceria para essa nova política agrícola", disse. E criticou a ocupação política do ministério: "Há um excesso de indicações políticas. O governo precisa garantir que não tenha essa ingerência política em cargos estratégicos. Essa pressão política não pode prevalecer no ministério. E nem se fale da Embrapa".
A presidente da CNA também acusou, com base em um estudo ainda inédito encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma "grande concentração" da produção em poucas propriedades rurais e afirmou que tem aumentado o número de pobres no campo, segundo o novo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Há 3 milhões de pobres no campo", disse.
No evento de fim de ano, Kátia Abreu criticou, ainda, a falta de reforma do Código Florestal e exigiu mais segurança jurídica no campo. Avisou que fará um "road show" pelo mundo para atrair "investimentos" ao setor rural brasileiro. "Vamos fazer a nossa parte para ajudar o governo", afirmou.
A reportagem é do jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
NITERÓI - RIO DE JANEIRO
EM 21/12/2010
Se a senadora Katia Abreu tinha uma posição no passado e agora tem outra isto certamente não tem a menor relevância. O fato é que a população rural diminuiu e emprobeceu e além disto, hoje a dificuldade em se conseguir bons trabalhadores para a atividade agropecuária é notória em todos os cantos do país.
Concordo plenamente que o valor a ser gasto com o trem-bala para ligar o Rio a São Paulo teria muito melhor proveito se fosse empregado na construção de vilas rurais com casas decentes, saneamento básico, escolas técnicas agrícolas, demodo a fixar a pouca população que resta no campo. Mas como pagar melhores salários, somente com uma política de preços que permitisse ao produtor arcar com estes salários, também já dei uma sugestão, para que o FGTS do trabalhador rural fosse gerenciado em separado dos trabalhadores urbanos e que fosse utilizado em projetos específicos para o trabalhor rural.
Todos lembram do controle cambial por bandas, acho que o mesmo sistema poderia ser utilizado no setor agropecuário, em especial para o leite, e seria uma forma de não deixar o produtor a mercer de um mercado que se aproveita da fragilidade do sistema.
Um abraço a todos
Ramon

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/12/2010
Walter

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/12/2010
produção em poucas propriedades rurais e o aumento do nº de pobres no campo. Que discurso é esse? A senadora sempre foi a favor da concentração de terras e sempre foi contra a distribuição de "renda e terras", parece q depois da derrota dos demotucanos na eleição ela mudou o discurso . Puro tró ló-ló e interesse político.

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/12/2010
a lutadora Senadora Kátia Abreu, que realmente tem sido uma voz dos Produtores deste país, pois temos uma imensa excasses de verdadeiros defensores de nossas premências. . .
E o cargo eletivo lhe faz ser um pouco mais respeitada, e proporciona a tribuna do senado e um canal de TV para clamar pelo Campo !
respeitosamente................................................marcelo

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/12/2010
O problema não esta só no MAPA, mas todo o governo esta aparelhado, o PT nem se lembra da Constituição; mesmo por que o Lula não se dignou a assina-lá e depois jurou duas vezes sobre a mesma.
Um abraço..........marcelo

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/12/2010
Devo acrescentar também que o representante dos produtores rurais não deveria ter vínculos partidários.
Daí talvez a falta de diálogo com o ministro do MAPA.
Acho também que a pressão política partidária não deve prevalecer num orgão da importância c/o a CNA.