Kátia Abreu: 90% dos produtores ainda não averbou RL
Mais de 90% dos proprietários rurais do país não registraram a reserva legal como manda a lei, calcula a presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Kátia Abreu (DEM-TO). "Não chegam a 10% os produtores que averbaram a reserva", estima a senadora. "O produtor só averba se a reserva existir, e a maioria não tem reserva", continua. "O código foi um desastre, avançou sobre o direito de propriedade", insiste Kátia Abreu. "Se 90% dos produtores ficam na condição de bandidos é porque existe algo errado."
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O registro tem de ser feito em cartório e não há levantamentos oficiais sobre a quantidade de produtores fora da lei. Decreto baixado pelo presidente Lula previa pagamento de multa diária de R$ 500 como punição ao produtor que não registrasse a reserva legal e se comprometesse a recuperá-la. Mas a entrada em vigor do decreto, prevista para 11 de dezembro, deverá ser adiada até 2011.
Kátia Abreu apresenta nos próximos dias nova proposta de mudança no Código Florestal, que proíbe novos desmatamentos na Amazônia e na mata atlântica, mas anistia os desmatamentos ocorridos até 2001 ou 2006. A recuperação de áreas ambientalmente mais vulneráveis, como margens de rios, poderia ser feita com espécies exóticas.
"O código foi um desastre, avançou sobre o direito de propriedade", insiste Kátia Abreu. "Se 90% dos produtores ficam na condição de bandidos é porque existe algo errado."
A senadora tentou convencer os colegas em não transformar em lei as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, na semana passada. Na avaliação da CNA, as metas complicariam o acesso a créditos externos para financiar o combate ao desmatamento.
A matéria é de Marta Salomon, publicada na Folha de S. Paulo, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CUIABÁ - MATO GROSSO
EM 11/12/2009

LAVRAS - MINAS GERAIS - TRADER
EM 10/12/2009
EMATER - Coordenador regional, diz que fez a reserva legal e, que está pagando o pato, porque o fez.
Aqui fica uma pergunta, sem entrar no mérito de quem fez ou deixou de fazer a averbação. Gostaaria das viabilidades, do Sr. Walter dizer o que ele acha da legislação que regula à espécie e, notadamente da forma como está sendo colocada. Pois, como se diz no dia a dia "dura lex, sed lex", a lei é dura mais é lei. Todavia, como a lei não tem mãe, não sente dor, podemos dizer o que queremos da mesma, que ela não se importará com isto, notadamente, quando entendemos não ser uma legislação justa, na busca das mudanças que se impõe, para que se chegar a uma legislação, que seja mais justa possível. Sem perder de vistas a realidade, inclusive as questões cientificas. Se a lei não é boa, vamos melhora-la e, não simplesmente cumpri-la, porque é uma lei. Há lei enexiquivel, para determinadas situações. E, será que esta não está sendo. Abraços.
CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 10/12/2009
Se sua área averbada de reserva é de 25%, juntamente com a APP, voce é um previlegiado, e não se sinta prejudicado. Se eu averbar a minha reserva bem como a APP, ela vai para 40%. A margem de rio é de 100 metros. Acredito que sua reserva não vai valer de nada para conservar o bioma. Necessário seria que o estado fizesse um parque florestal, porque área isoladas, pouco vai ajudar. APPs em morros e também em várzeas, significa que, voce que trabalha na EMATER, bem o sabe, que é o mesmo que mandar-nos rasgar o diploma de Eng° Agr°, pois fizemos muitos projetos, de plantio de café, maçã, uva nas área de morros, bem como PROVARZEAS, para plantio de arroz, trigo, centeio, cevada, etc...
Também esta balela de aquecimento global, provocado pelos ruminantes, precisa melhor estudos, com que concentração de AGV estão dizendo. Será que meus bois provocam mais aquecimento global do que gerrra no Iraque, Afeganistão?

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 04/12/2009

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 03/12/2009
Walter

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 02/12/2009
Se me permite, faço minhas, as suas palavras.

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/12/2009
CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 01/12/2009
ALTA FLORESTA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 01/12/2009