Jacques Gontijo: cooperativas precisam mudar

A manhã de quinta-feira, 19 de Agosto, reuniu na décima edição do Interleite temas referentes à atuação das cooperativas. Jacques Gontijo, presidente da Itambé, falou sobre as cooperativas no novo contexto competitivo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O Interleite começou nessa quinta-feira com a palestra de Jacques Gontijo Alvares, presidente da Itambé, que falou sobre as cooperativas no novo contexto competitivo.

Jacques apontou algumas limitações do setor cooperativista no país: "o que mais falta para o setor são ações coordenadas, o que os economistas chamam de ações pré-competitivas. Existe ainda muito 'achismo' no setor".

Outra razão apontada por ele é a de que "falta gestão profissional das cooperativas, e por essa razão estamos perdendo mercado. Há 3 décadas possuíamos cerca de 60% do mercado, atualmente esse número não chega a 40%. Esse modelo que conhecemos de cooperativa está vencido. Necessitamos mudar para sobreviver".

Como possível solução ele apontou que "a nova geração deve seguir pelo caminho da proporcionalidade de volume entregue versus capital. Também necessitamos de profissionalização da gestão e fidelização dos produtores". Contudo, lembrou da dificuldade de obtenção de recursos para investimentos: "as leis do país não permitem a ingestão de recursos externos nas cooperativas. Precisamos ter acesso a esse tipo de oportunidade"; e exemplificou com o caso da Brasil Foods, que se tornou após a aquisição de marcas e abertura de capital em bolsa a segunda maior empresa láctea do Brasil. "As cooperativas precisam ter acesso a isso também".

Jacques disse ser nesse contexto que a Itambé planeja a união das cooperativas. "Queremos reduzir custos, ganhar escala e eficiência. Temos de nos consolidar no setor. O produtor que ver seu negócio valorizado, quer sentir-se dono de um negócio valorizado, é essa a maior recompensa que ele pode ter e é isso que estamos buscando". Questionado sobre o que ocorrerá se essa união não sair, ele foi categórico: "As cooperativas precisam ganhar escala e se não houver a aglutinação o cenário vai ficar muito difícil para elas", sentenciou.

Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Teixeira da Silva
MARCOS TEIXEIRA DA SILVA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 27/08/2010

DISCURSO BONITO, VAMOS VER COMO COLOCA NA PRÁTICA.
Luciano Paiva Nogueira
LUCIANO PAIVA NOGUEIRA

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS

EM 23/08/2010

Seria muito interessante que estas alterações na relação cooperativa x cooperado fossem acompanhadas de uma maior transparência em todos os sentidos, tanto nos valores de fornecimento quanto nos resultados e custos das cooperativas.
Qual a sua dúvida hoje?