Iogurtes: Yoplait, 2ª maior do mundo, estuda ofertas

A fabricante francesa de iogurtes Yoplait disse na última quarta-feira (9) que recebeu nove ofertas preliminares por metade de seu capital - trata-se da segunda maior fabricante de iogurte do mundo. A maior oferta recebida foi da companhia chinesa, Bright Foods. A mídia francesa reportou que outras empresas que fizeram ofertas incluem o Grupo Lala, do México, a fabricante francesa de queijos Bel, o grupo de lácteos francês Lactalis, a suíça Nestlé e a General Mills.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A fabricante francesa de iogurtes Yoplait disse na última quarta-feira (9) que recebeu nove ofertas preliminares por metade de seu capital - trata-se da segunda maior fabricante de iogurte do mundo. A companhia de investimentos privados, PAI Partners, informou a venda de sua participação acionária em setembro passado, enquanto a Sodiaal, cooperativa francesa, se comprometeu a reter os 50% restantes.

A venda de uma companhia importante como a Yoplait é sensível na França, onde o Governo está sempre alerta em proteger as marcas nacionais valiosas de compras por estrangeiros. E o apetite mundial por companhias alimentícias está em alta à medida que industrias e grupos privados buscam um lugar seguro em uma economia global incerta.

A maior oferta recebida nessa semana foi bem acima do que as estimativas iniciais que a Yoplait tinha feito, de um valor entre 1,2 e 1,5 bilhões de euros (US$ 1,63 e US$ 2,04 bilhões). A companhia chinesa, Bright Foods, fez uma oferta preliminar de 1,8 a 1,9 bilhões de euros (US$ 2,45 a US$ 2,59 bilhões).

A mídia francesa reportou que outras empresas que fizeram ofertas incluem o Grupo Lala, do México, a fabricante francesa de queijos Bel, o grupo de lácteos francês Lactalis, a suíça Nestlé e a General Mills. As companhia de investimentos privados, Axa Private Equity, Bain Capital e Lion Capital, também estariam entre os interessados.

A PAI disse que as operações da Yoplait poderiam ser divididas a partir de suas divisões de marcas e royalties, permitindo que a Sodiaal retenha 50% das ações na divisão de marcas. Uma fonte próxima ao acordo disse que essa medida adicionou mais complexidade ao negócio, particularmente na questão de taxas. A morte do diretor executivo da Sodiaal, Claude Sendowski, em 29 de janeiro, também complicou o processo.

A PAI e a Sodiaal disseram que decidirão nos próximos dias quais potenciais compradores serão convidados a participar de uma segunda rodada de ofertas. A rodada de ofertas finais deverá ocorrer no final de março.

Em 10/02/11 - 1 Euro = US$ 1,36591
0.73205 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

As informações são da Reuters, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?