Conforme a Nielsen, os consumidores compraram 5,1% mais iogurtes entre dezembro e fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, as vendas haviam subido 4,8%.
"Dentro da mesma categoria, o consumidor encontra saídas econômicas. Assim ele não deixa de consumir o produto em épocas mais salgadas", afirma Luiz Gaspar, analista de mercado da Nielsen. "Com R$ 3,50, ele compra uma bandeja de 300 gramas de um produto mais sofisticado quando a economia está favorável. Se o cinto aperta, pelo mesmo preço ele leva um litro de iogurte mais simples. De qualquer forma, continua na categoria", explica Gaspar.
Foram essas embalagens, tipo tamanho-família, segundo o analista, que seguraram as vendas. "Elas são maiores e oferecem um preço por litro mais em conta", diz. "Por isso, apesar do aumento de 4,8% no volume, a alta no faturamento foi menor: 2,6%, já deflacionado."
Produtos sazonais
Além de novas embalagens, a líder do setor no país, a Danone, aposta também em produtos sazonais. Com o fim do verão, a companhia está tirando das prateleiras o Danoninho Ice (que podia ser consumido congelado) e trazendo novamente o Danoninho Para Plantar (que vem com sementes de árvores para serem plantadas nos potinhos), lançado no ano passado. "Danoninho foi a marca que mais cresceu no ano passado dentro da empresa no Brasil", diz Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone Brasil.
A matéria é de Lílian Cunha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Iogurtes: embalagens diferenciadas auxiliam nas vendas
Conforme a Nielsen, os consumidores compraram 5,1% mais iogurtes entre dezembro e fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, as vendas haviam subido 4,8%. "Dentro da mesma categoria, o consumidor encontra saídas econômicas", afirma Luiz Gaspar, analista de mercado da Nielsen. "Com R$ 3,50, ele compra uma bandeja de 300 gramas de um produto mais sofisticado quando a economia está favorável. Se o cinto aperta, pelo mesmo preço ele leva um litro de iogurte mais simples. De qualquer forma, continua na categoria", explica Gaspar.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.