Iogurte: alimento indispensável para uma boa qualidade de vida

Indicado para ser consumido diariamente, o iogurte é um alimento funcional, que inserido em uma dieta balanceada, colabora na busca por qualidade de vida e saúde. Entre os benefícios deste alimento, estão a atuação na eliminação de gordura corporal, ganho de músculos, prevenção de algumas doenças, fortalecimento dos ossos e até desintoxicação do corpo após comilança exagerada em festas de fim de ano, por exemplo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Considerado um alimento funcional, o iogurte é um grande aliado na busca de saúde, perda de peso, ganho de massa magra e prevenção de doenças.

Indicado para ser consumido diariamente, o iogurte é um alimento funcional, que inserido em uma dieta balanceada, colabora na busca por qualidade de vida e saúde. Entre os benefícios deste alimento, estão a atuação na eliminação de gordura corporal, ganho de músculos, prevenção de algumas doenças, fortalecimento dos ossos e até desintoxicação do corpo após comilança exagerada em festas de fim de ano, por exemplo.

Aposte no consumo de um copo diário de iogurte. Uma porção de iogurte apresenta mais de 6 milhões de bactérias probióticas, o que faz deste alimento um poderoso aliado no equilíbrio da flora intestinal, capaz de auxiliar na absorção de nutrientes e prevenir infecções causadas por fungos. O resultado é um intestino regulado e uma pele mais viçosa. Estes benefícios foram apontados no best seller A Dieta Perricone, livro do médico Nicholas Perricone , que ainda comenta os benefícios do iogurte na diminuição dos riscos de câncer e controle do colesterol. Além disso, pesquisadores japoneses publicaram no "Journal of Periodontology" um estudo apontando que quem consome 55 miligramas ou mais de iogurte por dia garante mais saúde para as gengivas, já que o alimento previne doenças periodontais.

É comum acontecer em exageros alimentares nas festas de fim de ano. A fartura na mesa acaba seduzindo e o olho se torna maior que a boca. O iogurte é recomendado para uma desintoxicação no corpo após excessos cometidos à mesa por ser leve e nutritivo, além de reforçar a flora intestinal.

Adeptos de dietas e atletas já conhecem os benefícios oferecidos pelo iogurte. Uma garrafinha de 180 ml contém aproximadamente 400 mg de cálcio, quase metade da quantidade diária necessária para manter o gene da obesidade adormecido. Se o corpo não obtiver cálcio suficiente ele armazena gordura mais facilmente, diz estudo publicado no livro Power Eating. O iogurte também possui de 8 a 10 gramas de proteína, oque de acordo com o livro ajuda a saciar o apetite e ativar o hormônio leptina, responsável pela queima de calorias.

Em um estudo feito pela Universidade do Tennessee, pessoas que consumiram 180 ml de iogurte diariamente queimaram 81% amais de gordura abdominal do que outro grupo que consumiu uma variedade de produtos derivados do leite com menos cálcio.

Além de ser um aliado no emagrecimento, iogurte ajuda a ganhar massa muscular. Um estudo feito pela Miami Research Associates diz que a combinação de proteínas e carboidratos torna-o uma excelente opção para recuperação muscular após um treino intenso. É recomendada a versão light acompanhada de frutas ou cereais. Os carboidratos desses alimentos aumentam os níveis de insulina no sangue e auxiliam na recuperação muscular. Aliado à proteína do leite, ajuda a impedir o catabolismo, ação que ocorre quando o corpo queima massa para recuperar-se após o exercício. Com isso, há um aumento de massa magra e eliminação de gordura.

O leite tipo A é um leite produzido com alto padrão de qualidade, o que implica em nenhuma interferência manual ou do ambiente durante o processo produtivo. É um alimento produzido em instalações ideais, rígidas condições de higiene e com origem de um único rebanho. A ordenha é mecânica, evitando a contaminação por intervenções externas. Após a ordenha, o leite segue por tubulações de aço inoxidável diretamente para o compartimento onde sofre a pasteurização, homogeneização e envase.
Produzido nas versões integral e desnatado, o leite tipo A apresenta o mesmo nível de gordura que os outros tipos, não podendo ser considerado mais calórico. Por outro lado, devido a excelência no processo produtivo, é mais palatável, apresentando maior cremosidade.

O leite tipo A é ainda uma excelente fonte de proteínas, além de oferecer cálcio e fósforo, minerais essenciais para o fortalecimento e desenvolvimento de dentes e ossos. Este leite oferece 11,4g de proteína por porção, ou seja, 11% da recomendação diária. E oferece também 200 mg de cálcio por porção, que representa 25% das necessidades diárias de um adulto.

A matéria é do Portal Fator Brasil, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?